Será realizado de 17 a 19 de março o I colóquio nacional de retórica e I Jornadas Latinoamericanas de Investigación en Estudios Retóricos, em Buenos Aires – Argentina. Na ocasião, será constituída a Sociedade Latino-americana de Retórica.

O evento ocorrerá na Universidade de Buenos Aires – UBA e reunirá participantes dos principais países da América latina.

Os professores Adilson Ferraz e Pablo Falcão apresentarão conferência com o tema: “La Retórica Seletiva de la tecnociencia em cuanto violencia simbólica em el monologo judicial decisório brasileño: com Hannh Arendt por uma ágora jurídica politicamente activa”.

“Na conferência, partiremos do referencial teórico de Hannah Arendt, postulando que houve no exercício do poder jurisdicional das sociedades modernas, a exemplo de países periféricos como o Brasil, uma perda do caráter político do Direito. Demonstraremos a ocorrência deste fenômeno contemporâneo realizando uma análise retórica do caso da ADIN 3510, interposta junto à suprema corte brasileira, que trata da possibilidade de existência de vida humana no estágio embrionário inicial”, explicou Ferraz. Responsável pelo Núcleo de Atividades Complementares da Asces, ele também será um dos integrantes da Sociedade Latino-americana de Retórica.