Estudo contesta benefícios de se beber muita água
A constante ingestão de água ao longo do dia, ao contrário do que se pensa, não traz grandes benefícios à saúde. Essa é a confirmação apresentada por pesquisadores americanos.
A contestação é quanto a cultura de que o consumo de oito copos de água por dia ajuda o organismo a se manter hidratado, eliminar toxinas, perder peso, curar dor de cabeça e manter a pele tonificada, prevenindo contra rugas.
O estudo desmistifica os supostos poderes do líquido e defende que há poucas evidências de que o alto consumo de água traga benefícios reais à saúde. "Não há dados que comprovem tais benefícios em pessoas com a saúde em equilíbrio", afirmou um porta-voz dos cientistas da Universidade da Pensilvânia. "Não se sabe de onde essa recomendação surgiu", completou ele.
Ao se debruçar sobre outros trabalhos que abordam a eliminação de toxinas pela água, os médicos americanos concluíram que isso não implica, necessariamente, em benefícios reais para a saúde, ou seja, os resultados não foram estatisticamente significativos.
"Há simplesmente uma falta de evidência genaralizada", afirmaram os especialistas no Journal of the American Society of Neuphrology.
Com informações da BBC Brasil