A 10ª Festa da Renascença, em Pesqueira, no Agreste Central, será aberta oficialmente na noite desta quarta-feira (11), no palco montado na Praça Dom José Lopes, onde haverá o Desafio Nordestino de Poetas Cantadores e shows musicais.

A Festa integra o calendário do Festival Pernambuco Nação Cultural, série de celebrações em todas as quatro macrorregiões pernambucanas, promovendo não somente o intercâmbio entre as diferentes localidades do Estado, mas também incentivando o debate sobre políticas públicas por meio de fóruns setoriais e regionais. Este ano, o Festival Pernambuco Nação Cultural já passou pelas cidades de Goiana, na Mata Norte; São José do Belmonte, no Sertão Central; Garanhuns, no Agreste Meridional; e Triunfo, no Sertão do Pajeú. Até o fim do ano, serão contempladas os municípios de Gravatá, Taquaritinga do Norte, Petrolina, Palmares, Floresta e Exu.

OFICINAS – A programação de oficinas teve início nesta quarta-feira, com a realização de três delas: Educação Patrimonial, Mídias Móveis – As Rendeiras e Adereços Carnavalescos. A primeira será realizada no horário das 9h às 12h e das 14h às 17h. Já as demais têm uma duração maior – de 11 a 14, das 9h às 12h e das 14h às 17h. As aulas serão realizadas no Instituto São Francisco. As inscrições podem ser feitas a partir das 9h às 12h e de 14h às 17h, na Secretaria de Turismo de Pesqueira.

OBSERVA E TOCA – A programação da quinta-feira (12) contará com quatro atrações da região que participam do projeto itinerante Observa e Toca. As bandas Mestre Librina e Maracatu Pra Tu, de Gravatá, e os artistas Erisson Porto e Tony Maciel, de Caruaru, vão se apresentar numa seletiva em que serão julgados por uma comissão formada por representantes da comissão regional e setorial de música da Fundarpe.

FIM DE SEMANA – A programação do palco no fim de semana conta com grandes shows. A sexta-feira (13), sobem ao palco as atrações Valéria Cavalcanti (vencedor da seletiva FIG, Caruaru), Antúlio Madureira, José Augusto e Geraldinho Lins. Já no sábado (14), o público confere as apresentações de Ambrosino Martins (vencedor da seletiva de Triunfo do Observa e Toca), Ópera Banda Show, Nando Reis e Luiz e Davi.

CORTEJOS – As ruas do centro de Pesqueira vão ser invadidas por grupos de cultura popular na tarde do sábado (14), num grande cortejo. A concentração do desfile será na Praça Comendador José Didier (Praça da Rosa) com participação de Maracatu de Baque Virado Cambindas Velhas, Caiporas de Pesqueira, Caboclinho Urubatan de Timbaúba, Bloco das Laursas, Maracatu Piaba de Ouro, Orquestra Maestro Madudeira e Caretas de Triunfo, Ziriguidum e Maracatu Porto Rico.

Fonte: Fundarpe