A estudante do 2º período do curso de Relações Internacionais, Maria Eduarda Silva, atua desde os 13 anos com projetos ambientais voltados para crianças e jovens na região de Bonito(PE), através do seu trabalho passou, em 2022, a representar a Unicef.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) levou três jovens ativistas ambientais para a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28), realizada de 30 de novembro a 12 de dezembro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Maria Eduarda Silva, 20 anos, do município de Bonito (PE); Sofia Oliveira do Rosário, 17 anos, da Ilha de Cotijuba, em Belém (PA); e Larissa Napoli, 26 anos, de São Paulo (SP), são jovens brasileiras que atuam como defensoras do planeta e estiveram no evento.

O convite aos jovens reafirma o compromisso do UNICEF em promover e assegurar a participação ativa de meninos e meninas em debates e tomada de decisões que os afetam diretamente. De acordo com o estudo Crianças, Adolescentes e Mudanças Climáticas no Brasil, divulgado pelo UNICEF em 2022, 40 milhões de meninas e meninos estão expostos a mais de um risco climático ou ambiental (60% do total) no Brasil, e aponta que isso tem impacto sobre a garantia de direitos de crianças e adolescentes do País.

“A participação das três jovens, vindo de diferentes regiões do Brasil, fortalece o debate para a criação de soluções, reafirmação de compromissos dos Estados com a juventude afim de uma resposta à crise climática. Afinal, são as crianças e os adolescentes os maiores afetados com as consequências das mudanças climáticas e, por isso, precisam estar nos espaços de tomadas de decisões”, diz a oficial de Participação e Desenvolvimento de Adolescentes do UNICEF Rayanne França. “A pauta climática é uma das prioridades do UNICEF e a COP 28 será uma oportunidade para a juventude compartilhar e multiplicar conhecimento, bem como acompanhar as negociações que aqui são feitas, afinal estamos falando do futuro delas”, completa.

Juventude na COP 28

Maria Eduarda Silva, 20 anos – natural do município de Bonito (PE), ativista pelos direitos de crianças e adolescentes e ativista climática, desenvolve atividade em combate as ações climáticas no Semiárido brasileiro desde os 14 anos. Atualmente representa o Brasil na rede UNICEF Youth Leadership Network Action for Climate, é estudante de Relações Internacionais na Asces-Unita. Foi nomeada recentemente como jovem ativista do UNICEF Brasil.

“Fazer Relações Internacionais me deu a oportunidade de olhar o mundo de forma diferente do que eu tinha, no sentido de estudar uma geopolítica voltada às relações entre os países, o porquê de determinados posicionamentos. Então enquanto estudante oriunda de escola pública e ocupar esse espaço simboliza muito pra mim, mas também para as pessoas à minha volta mostrando que a educação pública transforma, que você pode conseguir.” destaca Maria Eduarda.

Fonte: Unicef/Brasil