O Japão lembrou na última segunda-feira, 06, o 62º aniversário do ataque nuclear contra Hiroshima, numa cerimônia solene na qual o prefeito da cidade criticou os Estados Unidos por não abrirem mão de seu arsenal atômico.

A cidade de Hiroshima, no sul do Japão, é mundialmente conhecida por ter sofrido o primeiro ataque atômico da história.  O ataque americano foi decisivo para o fim da Segunda Guerra Mundial na Ásia, com a rendição do Japão. O bombardeio matou instantaneamente cerca de 130 mil pessoas.

Dezenas de milhares de sobreviventes idosos, de crianças e de dignitários se reuniram no Parque Memorial da Paz, perto do local da queda da bomba que levou à morte milhares de japoneses.

"Mesmo para os que conseguiram sobreviver foi um inferno que os fez invejar os mortos", disse o prefeito Tadatoshi Akiba no evento, descrevendo rostos queimados, roupas desintegradas e outros efeitos da bomba.

Durante um minuto de silêncio, a multidão se curvou, enquanto duas crianças soavam o Sino da Paz, às 8h15 (hora local), o instante em que o bombardeiro B-29 batizado de Enola Gay lançou a bomba sobre esta cidade do oeste do Japão, em 6 de agosto de 1945.

Em 9 de agosto daquele ano, os EUA realizaram um segundo ataque nuclear, contra Nagasaki. Seis dias depois, o Japão se rendia, encerrando a Segunda Guerra Mundial.

Recentemente, mais 5.221 nomes foram acrescidos à lista, elevando o total de mortos a 253.008. Milhares de nomes são acrescentados todos os anos.

Com informações de agências de notícias.