O Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) promove, nos dias 21, 22 e 23 de novembro, o V Fórum Regional de Metodologias Ativas. O evento reúne professores e pesquisadores anualmente para debater as tendências da educação e formas inovadoras de otimizar o ensino-aprendizagem. Este ano, o tema será “Aprendizagem significativa na era da inteligência artificial”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.

Grandes nomes da educação estão na programação, que contará com palestras, mesas redondas, apresentação de pesquisas e grupos de trabalho. Também fazem parte da programação o III Colóquio Universidade e Educação Básica, o VII Encontro de Integração Ensino Serviço e o VI Encontro de Residentes do Interior de Pernambuco.

De acordo com o reitor da Asces-Unita, prof. Paulo Muniz Lopes, o evento será importante para a qualificação dos professores da região. “Tudo proporciona um ambiente propício para o aprimoramento profissional e enriquecimento profissional. A participação dos professores é fundamental para apresentar as vivências e qualificar ainda mais o debate”, afirmou.

Para a coordenadora pedagógica da Asces-Unita, professora Ana Paula Luna, é uma oportunidade para debater a inteligência artificial como parte integrante e efetiva da educação. “Será um momento de pensar a prática docente, conversando sobre a inteligência artificial. Como o docente deve se adaptar ou se relacionar nesse momento. Pensando nesse processo da formação do professor, como entregar práticas baseadas no ensino-aprendizagem, relacionando a inteligência artificial”, frisa.