O curso de Engenharia Química recebeu a aprovação de dois artigos científicos, produzidos por professores e estudantes, no 24° Congresso Brasileiro de Engenharia Química – COBEQ. O Congresso é o maior e mais relevante evento de Engenharia Química no país, realizado a cada 2 anos pela Associação Brasileira de Engenharia Química.

O primeiro artigo trata da “Caracterização físico-química e mineralógica de lodos provenientes de lavanderia têxtil localizada no agreste pernambucano”. Nesse trabalho buscou-se a caracterização do lodo industrial através de métodos como: pH, massa específica, teor de umidade, teor de cinzas e análises físico-químicas partir da espectroscopia de infravermelho por transformada de Fourier (FT-IR) e difração de raios-x (DRX). O artigo tem a participação dos estudantes José Francisco Neto e Lenicker Eduardo, sob a orientação do professor Deivid Figueiroa.

O segundo artigo trata da pesquisa “Análise qualitativa para detecção de óxidos de chumbo em superfícies de um laboratório de uma fábrica de baterias”. O trabalho apresenta o desenvolvimento de um método analítico qualitativo para detecção de óxidos de chumbo em superfícies diversas. O artigo é de autoria das alunas Mariana Dias e Michele da Silva, com orientação do professor Hiuquem Lopes.

Nesta 24ª edição, o COBEQ traz como tema central “O papel da engenharia química na transição energética, desfossilização e circularidade da economia”, um tema atual e de relevância mundial na busca de um futuro sustentável para nosso planeta.