As inscrições para o primeiro processo seletivo de 2022 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) serão reabertas, sendo o período ampliado para mais um dia, na próxima terça-feira, 15. Com isso, os estudantes terão até às 23h59 dessa mesma terça-feira para se inscrever. O resultado da chamada regular, que anteriormente seria divulgado no dia 15, será publicado na sexta-feira, 18, no portal Acesso Único.

Anteriormente, as inscrições só poderiam ter sido feitas até às 23h59 da última sexta-feira, dia 11. Agora, todos os interessados ganham mais tempo para conferir e se inscrever. Aqueles estudantes já inscritos, mas que queiram alterar suas opções de curso, também terão mais um dia para fazer as alterações que desejarem em suas inscrições.

O MEC decidiu ampliar o prazo após identificar lentidão e interrupções pontuais na performance da solução tecnológica, durante poucos minutos, no sistema eletrônico de inscrição. A instabilidade, ocorrida apenas no final da noite do último prazo previsto para inscrição (11 de março), foi pontual e percebida por quem acessava o sistema no horário próximo do encerramento do prazo de inscrição.

Ainda assim, o MEC amplia o prazo com o intuito de garantir a participação de mais estudantes interessados em se inscrever ou daqueles que queiram alterar suas opções de inscrição no Fies.

Com a ampliação do prazo para a inscrição, o cronograma das demais etapas dessa edição do Fies foi alterado, passando a ser o seguinte:

Novo cronograma do Fies

Dia 15 de março – inscrição;

Dia 18 de março – resultado da chamada única e lista de espera;

De 21 a 23 de março – prazo para complementação das inscrições dos pré-selecionados na chamada regular; e

De 24 de março a 4 de maio – prazo para convocação dos pré-selecionados por meio da lista de espera.

FONTE: Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da Diretoria de Políticas e Programas de Educação Superior DIPPES/SESU