Foram cinco anos de trabalho, pesquisando jornais, revistas, cartas e correspondências ainda desconhecidas, relendo processos judiciais, checando documentos históricos e realizando muitas entrevistas. Foi assim que o jornalista Fernandino Neto concluiu seu projeto mais ambicioso, a biografia de Anastácio Rodrigues, considerado o eterno prefeito de Caruaru.

Diante de uma figura tão complexa e pouco discutida, Fernandino dividiu a biografia em dois volumes, transformando a narrativa em um livro de subsídios para a História política de Caruaru. Por isso, a produção exigiu um esforço diferenciado. “Encontrei uma documentação razoável a respeito de Anastácio e havia muitas lacunas que precisei cobrir. Eu trouxe para o livro a personalidade dele, de modo que foi um mergulho na própria História de Caruaru. A cidade agora tem uma obra robusta que se projeta a partir do viés político, reunindo fatos históricos, eleições, bastidores, polêmicas e revelações”, comenta o autor.

Temas fortes como brigas, traições e perseguição política são alguns dos destaques. Anastácio decidiu falar sobre tudo, inclusive as mágoas e ressentimentos, os dramas, percalços e inimizades que acumulou ao longo da vida pública. “O livro também tem intenção de fazer com que os caruaruenses olhem o passado em busca de explicações para a cidade de hoje. Dessa maneira, poderão se aparelhar mais adequadamente para a construção do futuro”, opina Fernandino.

A narrativa da biografia revisita a Caruaru do início do século XX, comandada por coronéis e a campanha de redemocratização do Brasil, após a ditadura do Estado Novo, implantada por Getúlio Vargas, que culmina com a eleição do visionário prefeito Pedro de Souza. Em seguida, chega à década de 1950, quando João Lyra Filho foi eleito prefeito, formando, anos depois, um grupo político pelo qual surgiram figuras como o próprio Anastácio, Fernando Lyra, José Queiroz, João Lyra Neto e Jorge Gomes. Todos esses políticos têm a sua trajetória narrada no livro, assim como Drayton Nejaim e Tony Gel – que se destacaram politicamente no campo da direita.

Mais do que uma biografia, o livro é uma grande reportagem sobre a política caruaruense e os bastidores do poder, dos anos 1940, até a eleição de Raquel Lyra, primeira mulher eleita prefeita do município, em 2016. Em todos os cenários, a figura de Anastácio surge como protagonista, coadjuvante ou mesmo como cidadão preocupado com o progresso de sua terra.

O texto também explora as incoerências de Rodrigues, como sua relação controversa com o regime militar e a filiação à Arena, depois de ter sido o primeiro prefeito eleito pelo MDB, em Caruaru, durante a ditadura. A ideia de que Anastácio foi um ótimo gestor, mas um político de habilidade questionável, também são analisadas no livro. “Diante da robustez de informações, meu desafio maior foi escrever um texto agradável e interessante de ser lido – e não apenas consultado”, explica Fernandino Neto, que também é autor de “Prazer em Conhecer”, biografia da atriz caruaruense Prazeres Barbosa.

Trajetória

Líder estudantil, bancário, secretário municipal de Educação e Cultura, vereador e, depois, eleito prefeito, Anastácio introduziu na Prefeitura de Caruaru práticas de honestidade e buscou se legitimar a partir da ética e do zelo com a coisa pública. Foi um prefeito muito responsável e muito austero, que adotou algumas medidas impopulares e bateu de frente com setores importantes da sociedade. Ao assumir o cargo, discursou declarando que ninguém tocaria no dinheiro do povo, de maneira que passou à História como o “prefeito mais honesto de Caruaru” e também o que mais apoiou a cultura e os artistas da cidade. Uma de suas principais obras é a Casa da Cultura José Condé, segunda erguida no Brasil, inaugurada no ano de 1973.

Anastácio contou com apoio dos governadores Nilo Coelho e Eraldo Gueiros Leite para acabar com o problema secular da falta de água na cidade; transformou Caruaru em uma das cidades mais iluminadas do Nordeste, à época; conquistou o serviço de saneamento público e implantou o Distrito Industrial do município, que são os pilares da infraestrutura de uma cidade. Fundador do Instituto Histórico de Caruaru, Anastácio Rodrigues é figura até hoje atuante na preservação do passado e das tradições caruaruenses.

O eterno prefeito cita que o livro é a realização de um antigo sonho e vai possibilitar às novas gerações conhecer a História de Caruaru. “Recebo essa homenagem com humildade, porque a humildade é a arma dos fortes. As pessoas sempre me perguntavam porque eu não escrevia um livro. Eu dizia que não havia sentido escrever sobre mim mesmo, mas se alguém aparecesse para escrever, eu aceitaria. E, apareceu Fernandino. No nome dele tem o sobrenome Rodrigues. É muita coincidência. É um sonho que se tornou realidade. Uma vitória para os amigos meus, inclusive os que partiram, que me ajudaram a carregar a cruz que Caruaru colocou sobre os meus ombros, pois a cidade vivia uma situação muito difícil. As novas gerações precisam conhecer a História de Caruaru”, defende Anastácio Rodrigues.

O ano de 2018 será de comemorações para o eterno prefeito, além do lançamento de sua esperada biografia. No mês de março, o Instituto Histórico fundado por ele em 2008, completa 10 anos de atividades e já se consolida como importante entidade de utilidade pública. Em 11 de maio, Anastácio comemora 90 anos de vida. E, no mês de novembro, o cinquentenário de sua eleição vitoriosa para a Prefeitura de Caruaru, ocorrida em 15 de novembro de 1968. Ele administrou Caruaru de 31 de janeiro de 1969 a 31 de janeiro de 1973. Seu afastamento da vida política nunca foi esclarecido e é outro dos temas revelados em sua biografia.

Lançamento

16 de março de 2018 (sexta-feira)

Local: Teatro do Shopping Difusora, em Caruaru