*Por Natalia Rarine 

A abertura do I Simpósio de História da Asces-Unita acontecerá nesta quarta feira (26), às 19h20, por videoconferência via aplicativo Zoom, após apresentações dos trabalhos inscritos. Será uma introdução a tudo que vai ser apresentado durante a programação, com debate sobre o papel do historiador nos momentos de crise,  os minicursos destacando a história e esperança; além do o fascismo e discurso político e a roda de diálogo com o tema Distopias e Esperanças.

A coordenadora do curso de História, Rosineide Gonçalves, conta sobre como a conferência será abordada.  “Ela tem como principal objetivo lançar luz sobre esse tema, que nos mostra que o que estamos vivendo no presente, tem muito de velhos desafios. O historiador é um dos profissionais responsáveis por contribuírem para que a humanidade não se perca nos grandes ciclos de mudança”, afirmou. 

O mediador da conferência, José Veridiano dos Santos, comenta o objetivo do simpósio. “A ideia central é poder refletir sobre os desafios que a história traz para quem é historiador. Eu penso que a palavra combate sintetiza muito bem o papel do historiador, que tem o desafio de registrar os fatos, os acontecimentos da humanidade, o objetivo de preservar a memória, o patrimônio e lembrar das atrocidades que foram cometidas no passado para que não venham a se repetir no presente”, explica. 

Os professores Jailson Pereira da Silva e José Veridiano dos Santos serão os responsáveis pela conferência de abertura. As inscrições podem ser feitas por meio deste link.