A programação da Asces-Unita para levar informações de qualidade para diversos públicos continua com propostas cada vez mais amplas. Um exemplo disso foi o primeiro encontro virtual do mês com a participação de profissionais e universitários da área da saúde de sete estados brasileiros. Na quinta-feira (07/05), na sala virtual do projeto Inform.Ação do curso de Saúde Coletiva da Instituição, o médico Arthur Fernandes falou sobre “Espiritualidade na Atenção Primária: o primeiro contato em tempos de pandemia”. Entre os vários aspectos apresentados o eixo central foram os impactos emocionais aos profissionais da área da saúde na atualidade e, principalmente, estratégias simples para minimizar seus efeitos.

A grande maioria dos profissionais de saúde do país são qualificados e treinados para resolver problemas, equalizar soluções e entregar melhores resultados de saúde para as pessoas. Contudo, diante do contexto atual, um dos sentimentos mais latentes de quem sai de casa para ‘dar conta’ de cuidar de muitos é o medo do fracasso diante do diferente e do inesperado. A falta de equipamentos de proteção individual e a preocupação com a infraestrutura no âmbito do serviço, seja público ou privado, também estão contribuindo para colocar em evidência as preocupações dos profissionais da saúde.

“São esses fatores externos que juntos impactam e prejudicam a qualidade dos trabalhos das pessoas, fazendo-as sofrer e até levando-as à uma exaustão emocional sobre o ser, provocando um questionamento interno de que não são capazes. Mas, essa situação é normal. É um medo previsível que em situações de catástrofes ou de crises humanitárias nos trazem”, relatou Fernandes, que é Médico de Família e Comunidade, além de fazer parte do Grupo de Trabalho de Saúde Espiritualidade da Sociedade Brasileira de Medicina da Família e Comunidade (SBMFC).

Mas é importante encontrar caminhos para que seja possível perpassar por um contexto tão agressivo como este. E o palestrante traz algumas ideias de como a espiritualidade pode ajudar o profissional de saúde atualmente. O médico chama de estratégia em três etapas: acolher, brincar e sustentar.

Diante de tudo, o médico relata que a mensagem que a espiritualidade pode trazer enquanto estratégia para lidar com este momento é que através de exercícios de encontrar esperanças e fontes de gratidão seja possível alcançar o sentido dela como propósito e conexão com o transcendente, para muitos além de qualquer religião ou estratégia de religiosidade que a gente acolhe. “Então que, através dessa busca por fontes de gratidão consigamos encontrar cada um, individualmente, e se possível ter esta busca compartilhada, mesmo que seja virtualmente essas fontes de propósito e de transcendências para as nossas experiências atuais.  Acredito que desta forma encontraremos outros mecanismos para conexão, o que verdadeiramente importa, a verdadeira saúde como uma harmonia do corpo, da saúde e da alma, entre a saúde da criatura que tentar conectar com o seu criador”, concluiu Fernandes.

Veja como foi o Inform.Ação Asces-Unita sobre “Espiritualidade na Atenção Primária: o primeiro contato em tempos de pandemia” com o médico Arthur Fernandes.

E por que o tema chamou tanta a atenção do público?

Porquê, dentro do contexto da pandemia que vem sendo vivenciado desde o final do ano passado na China e a partir dos primeiros dias deste ano em todo o mundo, os profissionais que mais estão sendo impactados são os ligados a área da saúde. E não só àqueles que estão na linha de frente do atendimento aos pacientes, mas gestores que não conseguem ou não sabem lidar com tudo isso, simplesmente porque não foram preparados para administrar uma crise de saúde tão complexa como esta, assim como os impactos emocionais de profissionais que atuam diretamente com a comunidade.

Próximo Inform.Ação

O próximo evento será na quinta-feira (21/05), às 20h, sobre “Saúde Mental (possível) em tempos da pandemia” com Alberto Gorayeb, Médico Residente III em Psiquiatria e Mestrando em Cuidados Paliativos (PE).

Para participar, siga o @saudecoletivaasces do curso de Saúde Coletiva. Os webinários ocorrerão no Hangouts Meet e o link disponibilizado no IG.

O acesso é gratuito.

Só neste ano, o projeto já realizou outros dois encontros virtuais. Todas as temáticas foram voltadas para o Covid-19 e os seus diversos aspectos, levando informação de relevância e qualidade para os estudantes, profissionais e comunidade em geral. O Prof. Doutor Agenor Jácome falou sobre os “Impactos da Covid-19 e a profa. Paula Jácome trouxe os “Desafios para a epidemiologia em tempos de pandemia.

Sobre o Inform.Ação – O Inform.Ação é um Projeto de Extensão Universitária da Asces-Unita ligado ao curso de Saúde Coletiva. A iniciativa é liderada pela profa. Eline Mendonça (Coordenadora do Curso de Saúde Coletiva) e a profa. Fernanda Antunes (Coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica da Asces-Unida).

O tema central do projeto é a Educação na Saúde, em dois eixos: a educação em saúde nas escolas e comunidade e a educação permanente, para profissionais e gestores do SUS. Desde o segundo semestre de 2019, o projeto vem trabalhando a educação na saúde como processo político pedagógico para o desenvolvimento de um pensar crítico e reflexivo, permitindo desvelar a realidade e propor ações transformadoras que levem o indivíduo à sua autonomia e emancipação como sujeito histórico e social, capaz de propor e opinar nas decisões de saúde para cuidar de si, de sua família e de sua coletividade.