A Asces-Unita renovou, nesta semana, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) com a Prefeitura Municipal de Caruaru. Essa iniciativa leva universitários das licenciaturas em Educação Física, Pedagogia e História da Asces-Unita para desenvolverem projetos nas escolas da rede municipal de ensino. Serão beneficiadas diretamente mais de 2 mil crianças e jovens, dos 1º ao 9º anos, com ações monitoradas por professores universitários e também da própria rede municipal. 

Por meio do programa, mais de 150 universitários serão inseridos em seis escolas públicas desde o início de sua formação para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação.

Desta forma, o PIBID Incentiva a formação de docentes, além de elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, integra a teoria e prática. “A integração entre educação superior e educação básica, proporcionando aos licenciandos oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar são os principais benefícios do programa”, explicou a profº Ana Paula Figueirôa, coordenadora do PIBID/CAPES na Asces-Unita. 

Participaram da reunião, o Secretário de Educação de Caruaru, Henrique Oliveira; a Secretária Executiva de Educação, Fátima Siqueira; e as coordenadoras de cursos Eliana Wanessa, Rosineide Gonçalves; a coordenadora do PIBID/Asces-Unita, a profª Ana Paula Figueirôa; a profª Samantha Sousa; e o coordenador do Núcleo Esportivo da Asces, o profº Wedson Bezerra. O grupo também discutiu a ampliação dessa parceria com a chegada de um novo programa de Residência Pedagógica e a integração de outras áreas de formação.