O paratleta Adelson Pereira Carneiro, participante do Projeto de extensão Prática e Treinamento Esportivo para Pessoas com Deficiência (PROTED), da Asces-Unita, teve um ótimo desempenho no Circuito Loterias Caixa Brasil, etapa regional Norte/Nordeste. Ele foi o segundo colocado na modalidade corrida, que foi disputada em Aracaju (SE), entre os dias 23 e 25 de março.  Com isso, ele conseguiu o índice para a etapa nacional.

Esse é mais um resultado comemorado pela Asces-Unita, já que o PROTED tem uma trajetória inovadora em todo o interior do Norte e Nordeste do país. O projeto busca prestar assistência à comunidade, oferecendo serviços profissionais de prevenção, reabilitação e preparação para a prática esportiva individual de cada atleta com deficiência.

O funcionamento acontece em parceria com a Associação de Pessoas com Deficiência de Caruaru (APODEC) e desenvolve um trabalho significativo na democratização e universalização do acesso de pessoas com deficiência ao esporte e ao lazer. Para o coordenador de esportes da Apodec, Esnandes Quirino, essa parceria tem rendido ótimo frutos para os paratletas da associação. “É uma parceria já de longo tempo que tem nos ajudado muito, tanto pela estrutura, que nos auxilia nos treinamentos, como com a orientação dos estudantes e profissionais da Instituição”, afirmou.

O projeto é constituído por acadêmicos dos cursos de Educação Física (Bacharelado) e Fisioterapia, sempre acompanhados por um professor que supervisiona e orienta as atividades desenvolvidas. A intervenção por meio da prática esportiva é mediante os esportes adaptados (Bocha adaptada, Atletismo, Natação), além do treinamento de força.

Confira vídeo com a visão de Adelson Pereira sobre a importância do PROTED: