O Bacharelado em Jornalismo do Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) promove, na próxima segunda-feira (6), a partir das 19h, no auditório, no Campus I, a I Conferência sobre Cultura, Identidade e Estética na Imagem, com o tema ‘Ética e comunidades tradicionais’. A iniciativa é direcionada para estudantes de Jornalismo, Comunicação ou áreas afins, além de profissionais ou pesquisadores interessados no diálogo entre os três campos do conhecimento (Cultura, Identidade e Estética). As inscrições são gratuitas.

A Conferência articula discussões presentes mais diretamente em duas disciplinas da grade curricular do curso de Jornalismo: Comunicação e Cultura, ministrada pelo professor P. Ricardo de Paiva e Souza; e Fotojornalismo, conduzida pelo professor Diogenes José Pereira Barbosa. A proposta é contribuir para um melhor entendimento sobre as nuances entre aspectos culturais, de identidade e estéticos, presentes em fotografias ou produções audiovisuais.

“Trata-se de uma contribuição para um melhor entendimento/um aprofundamento sobre o conhecimento de aspectos culturais – além de sociais –, e até mesmo a forma como eles costumam ser representados através de imagens. É uma discussão pertinente para quem se interessa pela produção de materiais visuais, mas que também serve para consolidarmos, na região, momentos de reflexão sobre o que e como estão sendo realizados estes registros”, destaca o professor Diogenes.

Nesta primeira edição, o evento contará com duas exposições. A primeira delas, com a professora Vânia Rocha Fialho. Formada em Ciências Sociais, possui mestrado em Antropologia e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atua como professora na Universidade de Pernambuco (UPE) e no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pernambuco (PPGA-UFPE). Vânia dissertará sobre Comunidades Quilombolas em Pernambuco.

Na sequência, será realizada a exposição da professora Anamaria Sobral Costa. Graduada em Jornalismo, possui mestrado em Teatro, pela Universidade do Rio de Janeiro (UniRio), e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na linha de pesquisa Estética e Cultura da Imagem e do Som. Atua como professora no Curso de Interpretação para Teatro (CIT) do Serviço Social do Comércio (Sesc/Pernambuco). Na Conferência, abordará o tema Ética, Estética e Identidade.

A inscrição na I Conferência sobre Cultura, Identidade e Estética na Imagem pode ser realizada no local, pouco antes do início do evento. À participação será feita a certificação. Outras informações no Laboratório de Práticas e Estudos em Jornalismo – Lapej (2103-2098) ou na coordenação do Bacharelado em Jornalismo (2103-2027). Ambos funcionam no Campus I da instituição.