“Assistência Humanitária Internacional” foi o tema da palestra apresentada nesta quarta-feira (19) no Rotary Clube Maurício de Nassau, em Caruaru. O coordenador do Curso de Relações Internacionais da Asces, Edmilson Maciel, destacou as principais atitudes humanitárias e de assistência internacional praticadas pelo Governo Brasileiro em relação aos países do Haiti e do Timor Leste.
As duas localidades foram escolhidas como casos para análise, pois, têm sido alvo de diferentes ações do Brasil em relação ao apoio humanitário, embora com diferentes características.
O apoio humanitário está relacionado diretamente ao conceito de fraternidade, como atitude propositiva, sendo construído a partir da relação de afetividade nas mais diversas áreas. “No caso do Brasil nesses dois países a representação nas ações humanísticas eram mais afetivas, por isso, o diferencial em relação a outros Estados ali atuando”, explicou Maciel.
Ele destacou ainda a carência no Brasil pela idéia de fraternidade. “Vivemos em uma situação de guerrilha, segundo os dados da UNESCO. Deveríamos aplicar estas ações em nosso País”, finalizou.