A Asces-Unita lança a especialidade em Dependência Química, um curso voltado para profissionais do Serviço Social, Psicologia, Enfermagem, Farmácia, Direito, Saúde Coletiva e áreas afins. O curso é inédito na região e sua proposta é formar especialistas que tenham identidade e conhecimento sobre a realidade local, o que poderá incidir em uma atuação mais qualificada no atendimento, além de proporcionar a estes informações e elementos para que possam analisar e refletir a dependência química a partir do olhar sobre determinantes sociais, possibilitando que o aluno possa identificar necessidades territoriais, planejar, organizar e executar ações e projetos de saúde mental, a partir dos paradigmas propostos pela Reforma Psiquiátrica.

O curso terá aulas quinzenais com 360h de carga horária total e valores de mensalidades de até R$360,00*.

As matrículas estão abertas na coordenação de Pesquisa e Pós-Graduação da Instituição, localizada no Campus I, Bloco C, Av. Portugal Nº 584, Bairro Universitário, das 08h às 12h, das 13h às 17h (horário de segunda à sexta). Mais detalhes sobre o processo pelo número de telefone (81) 2103-2055 ou pelo e-mail posgraduacao@asces.edu.br

*Consultar condições de desconto na instituição

 

Dependência Química

O campo da dependência química é uma área ainda permeada por muito preconceito, conceitos desatualizados e carregados de moralismo no modo como os profissionais percebem o dependente de álcool e outras drogas.

Também é imprescindível que se dê a devida importância ao fortalecimento das equipes dos serviços para que estas possam operar na interdisciplinaridade e, principalmente, em cada território de maneira específica e respeitando suas singularidades, e possibilitando que gestores e profissionais analisem suas intervenções, refletindo sobre o seu papel social frente ao paradigma da redução de danos e da assistência ao usuário, para que seja possível compreender que a intervenção não deve se direcionar para a substância, mas sim para os sujeitos que as consomem.