Em 2016, 283 rádios receberam o aval para migrar da faixa AM para a FM no Brasil, de acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Além do sinal de melhor qualidade, a mudança permite aos ouvintes sintonizar as rádios a partir de dispositivos móveis, como celulares e tablets. O processo de migração da faixa AM para a FM começou em 2013. De acordo com o ministério, 1.381 das 1.772 rádios AM brasileiras já pediram para mudar de faixa. Dessas emissoras, porém, 437 estão em áreas nas quais não há espaço disponível no espectro – são o chamado "lote residual".

De acordo com Lidiane Oliveira, coordenadora – substituta de pós-outorga da Secretaria de Radiodifusão, a migração "vai permitir às emissoras elevar a audiência, pela qualidade do sinal e pela possibilidade de sintonia em celulares e tablets, o que também deve melhorar o faturamento."

Noruega Digital

Enquanto o Brasil busca migrar as rádios da faixa AM para a FM, a Noruega começou a tirar do ar desde a última quarta-feira (11/01) sua faixa FM analógica. Com a medida, toda transmissão de rádio será feita por um sistema chamado DAB (Digital Audio Broadcasting, na sigla em inglês). O país nórdico é o primeiro do mundo a desligar o sinal. O processo está sendo realizado região por região. Hoje, o país tem 22 estações de rádio digital e ainda há espaço para outras 20. O ministério da cultura norueguês estima que a digitalização das emissoras nacionais de rádio gerará uma economia anual de cerca de US$25 milhões (aproximadamente R$80 milhões).

A previsão é que o processo de desligamento termine em 13 de dezembro. Para captar o sinal, é preciso ter um rádio com sistema DAB. A Associação Norueguesa de Automobilismo estima que 2 milhões de motoristas ainda não tenham rádios digitais em seus carros.

Fonte: Folha de São Paulo