Em um período em que a crise financeira atrapalha o orçamento das famílias, é sempre importante saber como se organizar melhor para evitar prejuízos. Com o objetivo de oferecer esse tipo de instrução, o Programa de Tratamento de Consumidores Superendividados – ProEndividados, promoverá em Caruaru, no próximo dia 24, a palestra “Educação Financeira: Como ter equilíbrio nas finanças”, com o planejador financeiro do Tribunal de Justiça de Pernambuco – TJPE, Eduardo Armbrust. A palestra será realizada no auditório do Campus I da Asces-Unita, das 10h às 12h.

A iniciativa faz parte das comemorações de um ano do ProEndividados, que é fruto de um convênio entre o TJPE e a Asces-Unita, por meio do Escritório de Práticas Jurídicas. O projeto tem por finalidade executar e desenvolver ações que promovam o tratamento, o acompanhamento e a resolução amigável de conflitos envolvendo consumidores na situação de dívidas e de situação financeira dos consumidores superendividados. Oferece, ainda, assistência e o acompanhamento de equipe multidisciplinar dos consumidores compulsivos, renegociação das dívidas dos consumidores com todos os seus credores, proporcionando, também, um planejamento financeiro.

Neste primeiro ano de atividades, cerca de 400 consumidores já foram atendidos pelo projeto, entre orientações, encaminhamentos e sessões conciliatórias. Quanto aos acordos, aproximadamente 50% dos casos que foram encaminhados para as sessões tiveram resolução. De acordo com Alyne Rodrigues, profissional orientadora do projeto, além do serviço prestado, o ProEndividados tem contribuído com a celeridade dos processos. “Temos conseguido reduzir o número de processos que se avolumam no Judiciário, alcançando, portanto, as ações em trâmite nos foros e as ocorrências que possam vir a se transformar em futuras demandas judiciais, concebidas como um mecanismo acessível a todo cidadão”, explicou.

A palestra sobre educação financeira é gratuita e aberta ao público.