O curso de Fisioterapia da Asces-Unita avaliado com quatro estrelas pelo Guia do Estudante, na edição Vestibular 2017, obteve reconhecimento também, durante o XXI Congresso Brasileiro de Fisioterapia ocorrido entre os dias 31 de agosto e 3 de setembro. Na ocasião uma comissão de professores e estudantes da Asces-Unita participaram do evento, considerado o maior evento nacional da Fisioterapia.

Na apresentação de trabalhos científicos, a equipe foi contemplada com a premiação em 1ºlugar com o trabalho intitulado "Atividade motora como preditora para capacidade de resolução de problemas em crianças", além do 3º lugar com o trabalho "Efeitos da Fisioterapia na síndrome de Guillain-Barré e doença de Charcot-Marie-Tooth: Revisão Sistemática com Metanálise". Ambas as pesquisas foram na área de saúde infantil, e são frutos de dois TCCs ligados ao Grupo de Pesquisa em Saúde Materno-Infantil – GMAI. Os estudos fazem correlação de como algumas doenças afetam a capacidade motora de crianças.

XXI Congresso Brasileiro de Fisioterapia

Sensibilizar o fisioterapeuta quanto à importância do cuidado clínico baseado em evidências, através de oficinas e mesas redondas que mostrem o melhor da teoria e da prática. Esse foi o propósito do XXI Congresso Brasileiro de Fisioterapia (COBRAF 2016), que aconteceu em Recife (PE) entre os dias 31 de agosto e 03 de setembro.

O evento, considerado o mais importante encontro do gênero no país para a Fisioterapia, reuniu um público de cerca de dois mil participantes que discutiram as questões teóricas e práticas da profissão, além das metodologias ativas de ensino. Os números são uma estimativa da entidade organizadora, a Associação dos Fisioterapeutas do Brasil (AFB).

A presente da AFB, Dra. Denise Flávio, ressaltou que “esse é o maior evento da fisioterapia brasileira, que reúne os melhores palestrantes para entregar uma programação científica de qualidade através de palestras, fóruns e mesas redondas”.

Segundo a presidente do Congresso, a professora Dra. Andréa Lemos, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), essa edição do evento agregou uma nova proposta. “Aproveitaremos a oportunidade de congregação de saberes e encontro das associações e conselhos para lançar um novo desafio: a criação de uma força-tarefa para o desenvolvimento das Diretrizes Clínicas Brasileiras de Fisioterapia”, explica. Para ela, “esse é um passo histórico, importante e necessário para a Fisioterapia no Brasil, com futuras repercussões no cuidado direto do paciente e implicações políticas e jurídicas”.

Para o presidente da Comissão Científica, o professor Dr. Rodrigo Luiz Carregaro, da Universidade de Brasília (UnB), o congresso permite “a discussão em torno da integração da experiência clínica com as melhores evidências científicas disponíveis, a segurança nas intervenções e a ética das ações em saúde, com foco na tomada de decisão clínica e desfechos relacionados à funcionalidade humana”.