Nos dias 10 e 12 de março de 2016, o professor Vanuccio Pimentel, embarca para Lisboa, em Portugal, para apresentar o trabalho "Efeitos Perversos da Descentralização no Brasil: Patronagem e Dominância Eleitoral no Nordeste", em parceria com os professores Osório Chalegre e Ivânia Porto, ambos do curso de Administração Pública, no Congresso da Associação Portuguesa de Ciência Política.

E em julho de 2016, será a vez de apresentar o trabalho “The Empire os clans: electoral dominance and political clans in northeast brazilian politics", no Congresso Internacional de Ciência Política da IPSA (International Political Science Association), em Istambul, na Turquia. “Ambos são congressos importantes e demonstram como o mundo cada vez mais se preocupa com os temas de política brasileira. Os eventos representam também a capacidade da Faculdade Asces de se inserir nos espaços acadêmicos internacionais”, comenta o professor Pimentel.

O artigo: "Efeitos Perversos da Descentralização no Brasil: Patronagem e Dominância Eleitoral no Nordeste", explora o argumento de que depois da descentralização política de 1988 vários efeitos perversos decorreram da nova constituição, entre eles: a sobrevivência de práticas políticas anacrônicas e a patronagem que se constitui na prática de utilização de recursos públicos (cargos) para a obtenção de apoio político, passando a ser a tônica na região nordeste.

Já o trabalho: “The Empire os clans: electoral dominance and political clans in northeast brazilian politics", que faz parte da tese do professor Vanuccio, se ocupa dos clãs políticos, da presença dos laços familiares na política da região Nordeste. É uma característica presente na região e faz parte da história do Nordeste o peso familiar da política. Neste artigo, o argumento é que os laços familiares favorecem a dominância eleitoral na região.