Recife sediará na próxima sexta (11), das 9h às 13h, na Universidade Católica, o Encontro das Comunitárias do Nordeste, evento voltado para as Instituições de Ensino Superior que são comunitárias. A ação tem como objetivo fortalecer a rede das IES nessa categoria, trazendo um amplo debate sobre legislação e ações de implantação em rede. O encontro é uma promoção da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (ABRUC) e conta com o apoio no Estado de Pernambuco da UNICAP e da Faculdade Asces. Na ocasião, serão apresentadas as Leis das Comunitárias, relatos de experiências de cada IES Comunitária do Nordeste e as perspectivas para o Cenário da Educação Superior para o ano de 2016. Do interior do Estado, a Faculdade Asces é a única instituição que participará e terá como representante o Diretor Geral, Paulo Muniz.

As instituições comunitárias abrigam hoje cerca de 30% dos estudantes universitários brasileiros e são consideradas assim, esclarece Paulo Muniz (Asces), por prestarem relevantes serviços de interesse público, com destaque para a educação e saúde. Segundo a ABRUC, as Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICES) não tem fins lucrativos, contam com uma gestão democrática e participativa, constituindo autênticas instituições públicas não-estatais.

Instituições de Ensino Comunitárias: As instituições comunitárias da educação superior são as que não têm finalidades lucrativas e reinvestem todos os resultados na própria atividade educacional. São universidades criadas e mantidas pela sociedade civil e contribuem para o desenvolvimento do país através da oferta de educação de qualidade. Elas devem ser entendidas como fruto da aspiração de cidadãos que, ante a inexistência da oferta dos serviços básicos que a Constituição lhes garante, se unem para poderem acessá-los.