Trabalho de doutorado da professora, Cláudia Mota, do curso de Odontologia da Faculdade Asces foi o primeiro publicado na literatura internacional periodontal.

Com o tema: "Sondagem periodontal não-invasiva através da tomografia por coerência óptica no domínio de Fourier", a professora Mota utilizou do OCT (sigla p/ tomografia por coerência óptica), para realização do exame de sondagem periodontal, nesse caso, sem precisar introduzir nenhum instrumento no sulco gengival do paciente.

A professora explica que a importância do trabalho é a eliminação da dor. “Essa técnica não-invasiva, é portanto, sem provocar dor ou desconforto aos pacientes. Neste artigo nós fizemos as análises em mandíbulas de suínos, um modelo experimental ex-vivo semelhante à condição periodontal dos humanos”, explica a professora.

Agora a professora traz a técnica para Asces, onde vai trabalhar com o sistema de OCT para realizar sondagem periodontal não-invasiva em pacientes atendidos na Instituição e que apresentam doença periodontal, para dar continuidade ao trabalho.

O artigo contou com a participação dos professores Anderson Gomes e Renata Cimões orientador e co-orientadora respectivamente e da estudante de doutorado, Luana Fernandes.

A revista, Journal of Periodontology, é uma publicação internacional de grande relevância na área de periodontia, com classificação A1, maior qualificação dada pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a uma revista científica.

Confira a publicação do artigo em inglês clicando na seta de download ao lado.