Neste mês de fevereiro, a Faculdade Asces retorna suas atividades acadêmicas com o início das aulas dos cursos de graduação e a volta dos horários regulares de funcionamento. Neste período, muitas são as dúvidas sobre os programas de incentivo financeiro e de financiamento de curso com os quais a Asces tem parceria, como o FIES, Prouni, Programas “Educa Mais Brasil” e “Quero Bolsa”, além dos programas internos de bolsas de estudos. Abaixo, seguem algumas informações básicas sobre os mesmos, os quais o estudante pode tirar suas dúvidas aqui ou pelos telefones (81) 2103-2062, 2103-2011 (Fies) e 2103-2019 (Prouni).

PROUNI – O Programa Universidade para Todos tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação em instituições privadas de educação superior. Ele é dirigido aos estudantes que concluíram o ensino médio na rede pública ou como bolsistas integrais na rede particular. Para se inscrever, é preciso ter participado do Enem 2014, obtendo  no mínimo 450 pontos na média e nota acima de zero na redação. As inscrições seguem até a quinta-feira (29), no site www.siteprouni.mec.gov.br/ .

FIES – O Fundo de Financiamento Estudantil  é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação de estudantes matriculados em instituições particulares. Para participar, os alunos que concluíram o ensino médio a partir de 2010 deverão ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2010 ou ano posterior. Para se inscrever no FIES é necessário acessar o site do Programa (www.sisfiesportal.mec.gov.br/) e cadastrar seus dados. Atenção: a liberação do próximo limite financeiro do FIES para a Asces no semestre 2015.1 acontecerá no dia 23/02/15 a partir das 8h, que é a data em que os estudantes interessados deverão se cadastrar.

EDUCA + BRASIL – É um programa que trabalha em prol do desenvolvimento da educação, através da concessão de bolsas de estudo de até 70% para as pessoas que estão fora do cenário educacional. Para se inscrever, o interessado deve acessar o site www.educamaisbrasil.com.br  e escolher o curso de seu interesse. Caso seja contemplado, o estudante receberá uma carta de aprovação por e-mail, a qual deverá imprimir e apresentar na na instituição de ensino para garantir a bolsa.

QUERO BOLSA –  É um site (www.querobolsa.com.br/), ligado a uma associação sem fins lucrativos, que concede bolsas de estudo e descontos em cursos de universidades e faculdades de todo Brasil. O estudante escolhe uma bolsa disponível em alguma instituição parceira, ou entra usando o Desconto Negociado e espera receber uma proposta personalizada de bolsa. Em posse do Cupom do programa, o estudante deve imprimi-lo e entregar na instituição para garantir a bolsa.

Além destas opções, a Faculdade Asces conta com condições especiais para quem quita a mensalidade de forma antecipada: para quem realiza o pagamento até o vencimento, o desconto é de  9%, se o mesmo for feito até o dia 20, o abatimento é de 12% e se o pagamento for efetuado até o dia 12 de cada mês, ganha-se desconto de 15% no valor total da mensalidade. Durante o semestre, a instituição também lança editais para que os estudantes trabalhem um período na faculdade em troca de uma bolsa. Os mesmos são divulgados no site www.asces.edu.br .