O Núcleo Cultural Asces promove uma semana especial recheada de atrações culturais com foco na música, com atividades nesta quarta, quinta e sexta-feira. As apresentações, que são gratuitas e abertas ao público, acontecem em dois ambientes: no Quintal da Academia (Rua XV de Novembro, 215, Centro de Caruaru) e na própria Faculdade Asces (Avenida Portugal, 584, Bairro Universitário).

Nesta quarta-feira, a partir das 19h, o Quintal da Academia exibe o documentário “Nas rodas do choro”, em comemoração ao Dia Nacional do Choro. O estilo musical tipicamente brasileiro entrou na cena musical do país no século XIX. O filme, dirigido por  Milena Sá, tem como foco o processo de aprendizado deste ritmo. Logo após, acontecerá um debate sobre a temática com o coordenador do Núcleo Cultural Asces, Saulo Miranda, e o professor Armando Andrade, pesquisador da música brasileira, em especial do chorinho.

A quinta (24) traz uma proposta diferente, na qual haverá um pocket show de Heitor Alves no hall do Bloco B da Faculdade Asces, no intervalo das 20h, aberto ao público em geral. Na ocasião, o músico promoverá a prévia de lançamento do seu CD “Aconchego”, além de divulgar o show que acontecerá no dia 03 de maio, no Teatro Difusora, o qual a instituição apoia conjuntamente com a Aliança Francesa. Além de cantor, compositor e instrumentista, Heitor é conhecido também por ser vocalista do grupo La Cambada.

França – A Cultura Occitan, característica do sul da França, será o assunto em debate na sexta-feira (25), às 19h, no auditório da sede da Asces. O evento conta com a participação do músico francês Daniel Loddo (leia-se Lodô), que realiza apresentação em que toca um instrumento medieval chamado craba, além de Céline Ricard e Fabrice Rougier, representantes do Centro Occitan de Pesquisa e Documentação Etnográfica.

A atividade é voltada para estudantes de todos os cursos da Faculdade Asces, com foco nos estudantes de Relações Internacionais, Direito e Serviço Social, mas será aberta também para toda a comunidade. Na ocasião, haverá ainda um debate sobre o diálogo entre culturas, uma vez que Loddo Loddo desenvolve pesquisas sobre a música brasileira, estudando a relação das culturas nordestina e Occitan.

O evento será mediado pelo professor da Asces Adilson Ferraz e acontece em parceria com a Aliança Francesa, instituição com a qual a faculdade mantém acordo de cooperação. Esta faz parte de uma programação da equipe do Centro Occitan, que inclui excursões a diversas cidades do Nordeste brasileiro, como Caruaru, Recife, Arcoverde, Belo Jardim e João Pessoa.

Quarta-feira (23/04)

Exibição do documentário ““Nas rodas do choro”, seguida de debate.

Horário: A partir das 19h.

Local: Espaço Cultural Asces no Quintal da Academia.

Endereço: Rua XV de Novembro, 215, Centro de Caruaru.

Quinta-feira (24/04)

Ativação com Pocket Show de Heitor Alves

Horário: Às 20h.

Local: Hall do Bloco B, na sede da Faculdade Asces.

Endereço: Avenida Portugal, 584, Bairro Universitário.

Sexta-feira (25/04)

Palestra e apresentação musical com os representantes do Centro Occitan de Pesquisa e Documentação Etnográfica (França)  Daniel Loddo (leia-se Lodô), Céline Ricard e Fabrice Rougier.

Horário: A partir das 19h.

Local: No auditório da sede da Asces.

Endereço: Avenida Portugal, 584, Bairro Universitário.