Do próximo domingo até a quarta-feira (13 a 16 de abril), a Secretaria de Saúde de Caruaru, em parceria com a Faculdade Asces e diversas outras instituições da cidade, realizará a campanha “Semana do Lava Pés”. A meta é alertar os pacientes com Diabetes Mellitus para que procurem seus médicos ou as Unidades Básicas de Saúde e solicitem inspeção e orientações de autocuidado com os pés, evitando possíveis amputações.

No domingo (13), as igrejas católicas da cidade assumiram o compromisso de informar aos fiéis sobre a campanha, visando ampliar o alcance. Segundo informações da Prefeitura de Caruaru, nestas segunda e terça (14 e 15), no período da manhã e tarde, todas as 59 Unidades Básicas de Saúde estarão preparadas para receber os diabéticos e realizarem os exames nos pés desses pacientes, além de oferecem orientações.

Na quarta-feira (16), das 8h às 14h, haverá uma atividade no Marco Zero de Caruaru, onde diversos profissionais da saúde vinculados à Secretaria Municipal, além de estudantes, promoverão uma cerimônia simbólica de Lava Pés para a população. Na ocasião, haverá ainda aferição da pressão arterial, identificação de sobrepeso e obesidade, diagnóstico da diabetes e hipertensão, avaliação funcional do pé diabético, orientações de autocuidado com os pés, do uso adequado de medicamentos e de saúde bucal.

Participarão da ação profissionais dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Odontologia da Faculdade Asces. “Será um momento muito importante para nossos estudantes, que terão a oportunidade de vivenciar o trabalho multiprofissional voltado à população Caruaruense em uma atividade que agrega o sentimento de respeito e valorização do próximo às atitudes de responsabilidade social das profissões da área de saúde”, afirma a coordenadora do curso de Fisioterapia da Asces, Lícia Vasconcelos.

O evento contará também com o apoio do curso de Medicina da UFPE/CAA, da Favip e da Diocese de Caruaru.

Últimos detalhes

Na terça-feira (08) foi realizada na Asces uma reunião para definir os últimos detalhes da Ação Social que acontecerá na próxima quarta (16/04). Participaram os coordenadores dos curso de Biomedicina, Franklin Magalhães, Enfermagem, Valéria Gorayeb, Farmácia, Ana Catarina Simonetti, Fisioterapia, Lícia Vasconcelos e Profa. Renata Vasconcelos, representando o Núcleo de Extensão e Atividades Complementares e o curso de Odontologia. Também marcaram presença a fisioterapeuta Michelly Vieira, representando a Secretaria Municipal de Saúde e o médico Rodrigo Cariri, representando o curso de Medicina da UFPE/Caruaru.

Programação do dia do Lava Pés – 16 de abril

QUARTA (16/03) – Dia do Lava Pés

Local: Marco Zero

Horário: 08:00 as 13:00

CERIMONIA DE ABERTURA- 8:30h

– Apresentação Artes Educadores- NES

– Fala de autoridades

– Roda Viva – Inspeção dos pés dos pacientes

ACOLHIMENTO: CRITÉRIOS DE RASTREAMENTO – 9h

Usuários serão acolhidos e encaminhados aos Stands da Ação de acordo com o preenchimento dos critérios de rastreamento de cada um dos stands montados no local. Os critérios de definição de público alvo de cada stand está abaixo.

1ª STAND Biomedicina: Rastreamento de Diabetes

Participantes: Professores e Estagiários de Biomedicina (ASCES).

População alvo: maiores de 18 anos com pressão arterial sustentada > 135 X 80 mmHg. ATENÇÃO: Uma aferição elevada isolada não preenche esse critério.

2º STAND Curso de Farmácia e Enfermagem: Orientações sobre Medicamentos/ Rastreamento de Hipertensão

Participantes: Professores e estudantes dos cursos de Enfermagem e Farmácia da  ASCES.

População alvo: Maiores de 18 anos  que não saibam que se são hipertensos (rastreamento de hipertensão); pessoas sabidamente hipertensas e/ou diabéticas que estejam em uso de medicamentos e população em geral interessada em orientações quanto ao uso de medicamentos.

3º STAND Avaliação do Pé Diabético e Promoção do Autocuidado com os pés

Participantes: Professores  e estudantes da UFPE (avaliação do pé diabético), Fisioterapeutas do NASF e estudantes de fisioterapia da ASCES (Autocuidado).

População alvo: pessoas sabidamente com diabetes (para a avaliação dos pés) e população em geral interessada em orientações sobre o autocuidado com os pés.

4º STAND Avaliação Antropométrica – Rastreamento de obesidade

Participantes: Educadores Físicos do NASF/ Estagiários da ASCES.

Público alvo: população em geral interessada em saber suas medidas e saber o seu Índice de Massa Corporal (IMC).

5º STAND Avaliação e Orientações Nutricionais

Participantes: Nutricionistas NASF, estagiários da FAVIP.

Público alvo: população em geral interessada em receber orientações nutricionais de promoção da alimentação saudável.

6º STAND Saúde Bucal do Diabético / Avaliação e Orientações de Saúde Bucal

Participantes: Odontólogos da SMS.

Público alvo: população em geral interessada em receber orientações como evitar problemas dentários associados ao diabetes.