A Faculdade Asces se prepara para comemorar, por mais um ano, o Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março. Com o objetivo principal de conscientizar a população sobre a importância do uso consciente, o Programa Asces Sustentável promove, na sexta (21.03), uma ação no Marco Zero de Caruaru das 7h às 14:30h.

Na ocasião, estudantes e professores realizarão o diagnóstico físico-química da água (PH e Cloro), de modo que a comunidade pode levar amostras de água da sua casa para ser analisada gratuitamente. A atividade contará ainda com maquetes e banner sobre a importância da sustentabilidade, preservação do meio ambiente, a trajetória de poluição do Rio Ipojuca e possíveis soluções, potabilidade da água (que significa se a água está apta ao consumo), o que é banhabilidade (condições de banho) e o que são coliformes.

Além disso, uma atividade lúdica visa mostrar a necessidade de economia da água, através da Peça teatral “A Caixa d’água da laje”. A equipe presente na ação é composta por 40 estudantes dos cursos de Biomedicina, Engenharia Ambiental, Farmácia e Odontologia que fazem parte do Programa Asces Sustentável.

Sobre o Dia Mundial da Água

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, o dia marcou a divulgação do documento “Declaração Universal dos Direitos da Água”. A proposta é fazer uma reflexão a respeito da forma de consumo do líquido, uma vez que, embora dois terços do planeta sejam constituídos por ele, apenas uma pequena quantidade é considerada potável.