O Espaço Cultural Asces no Quintal da Academia participa mais uma vez da programação do Dia Internacional da Animação, que acontece nesta semana, com mostras em diversos locais. Excepcionalmente na quarta (30), o Quintal terá uma sessão voltada para as crianças, como parte da Mostra Infantil, que acontece à tarde (às 16h) e também contará com a participação do caricaturista, Henrique Magno, à noite, a partir das 18h, sessões com a Mostra Pernambuco. O endereço é Rua XV de Novembro, 215 – Centro de Caruaru e a entrada é gratuita.

A ideia é que, após a Mostra Pernambuco, à noite, seja proporcionado ao o público um debate com a participação de Marcos Buccini, coordenador do Núcleo de Animação “Maquinário” da UFPE (Campus Agreste) e integrantes da universidade. Este ano, o curta de animação "Cangaceiro", idealizado pelo Núcleo foi selecionado para a mostra oficial do Dia da Animação e será o primeiro filme caruaruense a participar da mostra.

O Dia Internacional da Animação é celebrado no Brasil com uma sessão simultânea e gratuita de curtas-metragens de desenho animado nacionais e internacionais, promovido pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). No dia 28 de outubro, às 19h30 acontece a mostra oficial, onde haverá exibições em mais de 200 cidades do Brasil.

Este é o maior evento simultâneo do gênero no país, que tem como principal objetivo difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica, institucionalizando esta data, como referência histórica da animação mundial.

Para mais informações sobre os filmes e locais de exibição acesse www.abca.org.br/dia/.