Começou nesta quarta (23/10) os atendimentos, no Marco Zero de Caruaru, para detecção de possíveis lesões na cavidade bucal que possam dar indícios de câncer de boca. A ação faz parte da II Semana de Saúde Bucal promovida pela ACIC com o patrocínio da Faculdade Asces e que tem como objetivo promover a prevenção, diagnóstico e encaminhamento de pacientes aos serviços especializados. O câncer de boca atingiu no ano passado mais de 14 mil pessoas no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer. Em 80% dos casos a doença pode ter cura se diagnosticada precocemente e tratado de forma correta.

De acordo com o coordenador das Clínicas Odontológicas da Asces, Daniel Saturnino, somente pela manhã, das 8h às 12h, foram atendidas cerca de 400 pessoas. A atividade segue à tarde, até às 17h, e acontece também amanhã, das 8h às 17h. Participam da ação 175 pessoas, entre profissionais e estudantes de diversos projetos da Asces, sendo 80 do Projeto Asa Branca de Prevenção e Combate ao Câncer de Boca, 45 dos projetos ART e Mestres do Sorriso, além de 50 profissionais das Clínicas Odontológicas da Asces.

O encerramento da Semana de Saúde Bucal será na sexta-feira (25), data em que é comemorado do Dia do Cirurgião-Dentista. Na ocasião, das 14h às 18h e das 19h às 22h, será promovido o Curso de Lazer Terapia Odontológica com o palestrante Hermes Pretel, no auditório da ACIC (Rua Armando Fontes, 15, Centro).