O Espaço Cultural Asces no Quintal da Academia será a parada final do Roteiro Noturno realizado no encerramento das atividades do Curso de Agentes de Informações Turísticas, do Senac Caruaru, na próxima quinta-feira (29). Na ocasião, o Coral Asces fará um recital às 21h, na Rua XV de Novembro, 215, Centro de Caruaru. A entrada é gratuita e aberta ao público.

A proposta faz parte da avaliação final do curso, na qual os 18 participantes farão um Roteiro Noturno a pé pelos principais pontos turísticos do Centro de Caruaru, a partir das 19h. Eles estarão caracterizados com trajes de época fazendo referência à história dos locais que serão visitados durante o circuito. A apresentação dos pontos é aberta ao público geral.

O grupo teve aulas de história local, geografia local, manifestações culturais, fundamentos de turismo e qualidade de atendimento ao turista, entre outros temas durante três meses. Com a formação no curso, os alunos podem atuar prestando serviços de condução de turistas, desde que cadastrados na associação dos profissionais do setor, nos centros de informações turísticas, como agentes culturais, entre outras atividades.

“Além de capacitá-los quanto às técnicas adequadas de prestação do serviço de atendimento ao turista, o curso também dedica espaço na grade para que os alunos conheçam a história da sua cidade, os fatos, detalhes e curiosidades que, ao longo do tempo, foram constituindo a sociedade caruaruense”, destaca a gerente do Senac Caruaru, Michelliny Almeida.

Entenda o Roteiro Noturno

O grupo sairá da unidade do Senac, às 19h, na quinta-feira (29/08), na Avenida Cleto Campelo, no Centro, onde três alunos farão uma breve apresentação dos aspectos geográficos e econômicos de Caruaru. A visita, então, será iniciada pela Estação Ferroviária onde os participantes vão expor informações sobre a chegada do trem à cidade e sua importância para o contexto econômico e histórico do município.

O Marco Zero de Caruaru é a parada seguinte do percurso. Lá surgiu a Feira de Caruaru que viria a dar origem à cidade. A Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores também está no trajeto da apresentação. Os alunos vão apresentar informações sobre a construção da igreja e do Palácio do Bispo.

O Palácio Municipal Jaime Nejaim receberá a visita dos alunos em seguida. A emancipação da cidade e a construção do prédio, onde está a Prefeitura de Caruaru, será o foco da apresentação dos alunos no local.

Por fim, o tour chegará a Associação Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras (Acaccil) que abriga a história dos principais literatos da cidade e onde acontece, toda semana, o projeto “Espaço Cultural Asces no Quintal da Academia”. Lá o público assistirá a um recital do Coral Asces.

“É uma excelente oportunidade para nossos formandos praticarem o contato com o público e também para as pessoas conhecerem um pouco mais da história de Caruaru. Nossa ideia é estimular, tanto quem trabalha nessa área, como os agentes de informações e os condutores de turismo, quanto as pessoas que podem ter à noite uma oportunidade de conhecer melhor a cidade, a realizar um tipo de roteiro turístico ainda pouco explorado”, detalha a instrutora do curso Izabel Santos.

A realização do curso é do Senac Caruaru, em parceria com Pronatec, Ministério do Turismo e Prefeitura Municipal de Caruaru.

Com informações da Assessoria