Discutir e analisar sobre as decisões da corte interamericana de direitos humanos e como elas influenciam o respeito e a proteção aos direitos humanos no Brasil e nos demais países da América Latina, é o foco do grupo de pesquisa desenvolvido na Faculdade Asces desde 2011, com estudantes dos cursos de Direito e de Relações Internacionais.

Coordenado pelo professor e cientista político, Emerson de Assis, a pesquisa tem como tema: O Sistema Regional de Proteção aos Direitos Humanos: A Atuação da Corte Interamericana de Direitos Humanos, e procura divulgar e contribuir para sociedade a existência e o trabalho de uma corte internacional com competência para resolver sérias violações aos direitos humanos que o estado brasileiro não apura.

“Pouquíssimas pessoas têm conhecimento desses casos no país, analisamos e discutimos as decisões e os casos debatidos na corte. Para isso, integrantes do grupo têm participado de inúmeros eventos realizados em universidades brasileiras como a UFPE e a UFPB, além da participação em eventos internacionais como a última (IPSA) – Associação Internacional de Ciência Política, em Madrid, ano passado e do júri simulado da (OEA) – Organização dos Estados Americanos, em Washington DC”, comenta o professor Assis.

O evento aconteceu na Universidade da Cidade de Dublin, na Irlanda e foi promovido pela IPSA – International Political Science Association (Associação Internacional de Ciência Política), ao qual o professor é membro e faz parte do seu grupo de pesquisa e para onde enviou o artigo.

Foram 31 trabalhos científicos selecionados de países do mundo inteiro como Estados Unidos, Canadá, Hungria, Itália, México, Chile, Argentina, Israel, Egito, Reino Unido, Irlanda e outros sendo quatro trabalhos de instituições brasileiras UFRGS, UFPE/UNICAP (o mesmo artigo), USP e entre elas o da Faculdade Asces. Durante o evento foi realizado um painel sobre os tribunais brasileiros com os quatro trabalhos selecionados.

O professor Emerson relatou sobre a satisfação de ter tido o trabalho selecionado em um evento tão significante. “Foi um prazer e uma honra ter um trabalho selecionado num evento tão importante e restrito. Noto que a Asces era a única faculdade isolada no painel sobre o Brasil e isso demostra que os trabalhos de pesquisa de nossa instituição tem qualidade internacional e estão num nível de amadurecimento típico de universidades, não de faculdades isoladas, isso abre espaços acadêmicos não apenas para Asces, mas também para nossos professores e alunos”, concluiu.