A pesquisa divulgada na última terça-feira, 23, "O Estado da Juventude: drogas, prisões e acidentes", mostra que os maiores consumidores de drogas ilícitas no país são homens brancos, de classe alta e com cartão de crédito. O perfil do consumidor de droga no País foi traçado com base em dados da última Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) do IBGE, de 2003 e é fruto de um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Segundo os resultados, 85% das pessoas que assumiram usarem drogas são brancas, 99% são do sexo masculino e 62%, de classe A. O nível de escolaridade dos usuários indica que 30% freqüentam universidades e 54% estão na escola. A proporção dos que freqüentam instituições de ensino entre os consumidores de drogas é três vezes maior do que na sociedade em geral.

A média de idade dos consumidores aponta que 86% desses usuários têm entre 10 e 29 anos, enquanto 80% moram com os pais.

Outros números mostram que 75% da população consumidora se concentra no sudeste, as capitais registram 42,25% dos usuários. E o valor médio gasto com os quatro tipos de drogas mais consumidas – maconha, cigarros de maconha, cocaína e lança-perfume – é de R$ 45,77 por mês.

O economista Marcelo Néri batizou o estudo de "Droga de Elite", em referência ao filme "Tropa de Elite", de José Padilha. "O retrato é muito semelhante daquele traçado no filme. Quem consome drogas é o garoto de elite, são jovens homens brancos solteiros de alta renda que vivem nas capitais do Sudeste e freqüentam uma instituição privada de ensino: 62% da classe A, com cartão de crédito", disse.

Com informações da Agência Estado.