Neste sábado (03), a parceria firmada entre a Gerência de Direitos Humanos de Caruaru, as comunidades tradicionais de terreiros e  representantes da população negra, cigana e de demais minorias étnicas realiza a I Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Étnico-Racial de Caruaru. A Associação Caruaruense de Ensino Superior (Asces) sediará  o instrumento de diálogo entre o poder público e a sociedade civil, das  8h às 17h, que tem por objetivo refletir sobre a realidade local da  população negra e propor ações que combatam a reprodução da  discriminação, do racismo e das desigualdades raciais.

 Na ocasião, será apresentada a Palestra “Democracia e Desenvolvimento  sem Racismo: por um Brasil Afirmativo” tema que intitula a conferência  municipal. Em seguida, entre as atividades, serão feitas as leituras para aprovação do Regimento Interno da Conferência e das propostas da mesma estimulando a participação efetiva da população na etapa municipal que também elegerá os/as delegados/as para a Etapa Regional Agreste realizada também na Asces, no domingo (04). A entrada é aberta ao público e não é necessário se inscrever previamente.

 Para que a conferência magna pudesse acontecer foram promovidas oito  pré-conferências, durante o mês de julho, abordando os seguintes assuntos: Educação e Diversidade Cultural, Racismo Institucional,  Comunidades Tradicionais de Terreiros, Mulheres Negras e Direitos  Trabalhistas, Negros e Negras e o Ensino Superior, Negros e Negras LGBT,  Juventudes Negras, Capoeira e Diversidade Cultural do Povo Negro.

 Programação:

 08h – Credenciamento
 9:30h – Atividade Cultural
 10h – Solenidade de Abertura
 11h – Palestra “Democracia e Desenvolvimento sem Racismo: por um Brasil  Afirmativo”
 11:30h – Leitura e Aprovação do Regimento Interno da Conferência
 12h – Almoço
 13:30h – Grupos de Trabalho
 15:30h – Leitura e Aprovação das Propostas da Conferência
 16:30h – Eleição dos/as delegados/as à Etapa Regional  Agreste/Encerramento