Buscando ampliar as oportunidades de formação para os nossos jovens, a Faculdade Asces passa a oferecer, no mês de setembro, cursos técnicos em diferentes áreas.  Inicialmente são 280 vagas, 40 por curso, disponíveis para o ensino técnico em Massoterapia, Estética, Cuidador de Idosos, Enfermagem, Citopatologia, Farmácia e Saúde Bucal que utilizará toda a infraestrutura de laboratórios e da biblioteca da Asces, sem dúvida, um diferencial no processo de formação dos estudantes.

A novidade faz parte da expansão educacional da Asces que, devido ao reconhecimento dos seus cursos superiores, ingressou no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que utilizará o Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos (Sisutec), como plataforma seletiva dos candidatos. Através do programa, os jovens que já tenham concluído o ensino médio e que possuam a nota do ENEM poderão fazer estes cursos gratuitamente.

As bolsas serão destinadas, preferencialmente, para quem houver realizado o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral da rede privada. A seleção se dará por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), quando os estudantes concorrerão a bolsas integrais através do Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos (Sisutec), que será lançado no início do mês de agosto pelo Governo Federal.

“A Faculdade Asces, com seus 54 anos de comprovada qualidade educacional, com esta iniciativa visa levar para a formação no ensino técnico o excelente conceito institucional que já possui na graduação”, afirma o diretor geral da Instituição, Paulo Muniz..

Para participar e concorrer à Bolsa-Formação, o estudante deve acessar o Sisutec online, no período de 05 a 09 de agosto e fazer a inscrição indicando a Faculdade Asces e o curso de interesse. O Pronatec divulgará até o dia 12 de agosto a lista dos selecionados na primeira chamada e até 19 de agosto os da segunda. O início dos cursos será no dia 02 de setembro, com aulas no turno da tarde no Campus II da Faculdade Asces.

No site do Sistec (Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica). poderá constar a Faculdade Asces como Unidade Sede – Campus  Caruaru. Neste item há disponível a lista dos cursos técnicos que estão sendo ofertados pela Faculdade Asces no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Segundo o Ministério da Educação, para ter acesso às bolsas integrais, é importante destacar que os interessados não podem estar cursando o Ensino Médio, nem mesmo estarem matriculados ou terem concluído um curso superior.

Além da curta duração de tempo, uma das principais vantagens da formação técnica é o foco no mercado de trabalho, com grades curriculares mais voltadas para a prática. Além disso, o ingresso na profissão ocorre de forma rápida: de acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), 74% dos estudantes saem dos cursos técnicos trabalhando. Em média, esses profissionais não ficam mais do que dois meses sem emprego e conquistam recolocação no mercado de trabalho neste período.

Mais informações:

Faculdade Asces
Setor – Secretaria Acadêmica (Campus I – Sede)
Avenida Portugal, 584. Bairro Universitário – Caruaru/PE
(81) 2103.2000 – ramal 2024
secretaria@asces.edu.br

Saiba Mais:

No site do Sistec (Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica). Poderá constar a Faculdade Asces como Unidade Sede – Campus Caruaru. Neste item há disponível a lista dos cursos técnicos que estão sendo ofertados pela Faculdade Asces no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

O que é o Pronatec?

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e a distância. Aumentar a quantidade de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de educação profissional e tecnológica. Melhorar a qualidade do ensino médio.

Conheça os cursos:

Técnico em Saúde bucal

O profissional com esta formação atua na promoção, prevenção e controle das doenças bucais, promove e participa de programas educativos e de saúde bucal, orientando a população quanto à escovação e aplicação de flúor. Realiza, sob supervisão do cirurgião-dentista, atividades clínicas voltadas para o restabelecimento da saúde, conforto, estética e função mastigatória do indivíduo. Controla estoques e gerencia a manutenção do aparato tecnológico presente num consultório dentário.

Atuação: Clínicas ou consultórios odontológicos, Sistema Único de Saúde.

Técnico em Cuidador de idosos

Zela pela saúde dos idosos nos aspectos físico, mental, cultural e social. Trabalha com idosos em domicílios, clínicas, hospitais geriátricos ou instituições de longa permanência, podendo estes inclusive serem dependentes ou acamados. Os acompanha em atividades de rotina, além de estimular atividades de lazer e ocupacionais. Auxilia nos cuidados de higiene, contribui para a autonomia do idoso e melhoria de sua qualidade de vida.

Atuação: Clínicas, instituições de longa permanência ou em residências, como autônomo.

Técnico em Estética

Trata do embelezamento, promoção, proteção, manutenção e recuperação estética da pele. Seleciona e aplica procedimentos estéticos, utilizando produtos cosméticos, técnicas e equipamentos específicos, de acordo com as características e necessidades do cliente. Orienta sobre ações de proteção à saúde cutânea.

Atuação: Clínicas estéticas, clínicas médicas, hotéis, academias, spas e domicílios.

Técnico em Enfermagem

Atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos processos saúde—doença. Promove ações de orientação e preparo do paciente para exames. Realiza cuidados de enfermagem, tais como: curativos, administração de medicamentos e vacinas, nebulizações, banho de leito, mensuração antropométrica e verificação de sinais vitais, dentre outros. Presta assistência de enfermagem a pacientes clínicos e cirúrgicos.

Atuação: Hospitais, clínicas, postos de saúde, empresas e domicílios.

Técnico em Massoterapia

Aplica manobras de massagem ocidental, oriental shiatsu e de reflexologia podal, visando ao bem-estar físico, ao relaxamento de tensões e ao alívio da dor. Realiza procedimentos de massoterapia estética e desportiva. Identifica e seleciona as técnicas indicadas às diferentes necessidades do cliente. Aplica drenagem linfática, quando indicada por prescrição médica ou fisioterapêutica.

Atuação: Clínicas de reabilitação, clínicas estéticas, associações desportivas, hospitais, unidades básicas de saúde e domicílios, centros de atendimento a idosos e casas de repouso

Técnico em Farmácia

Identifica e classifica os diferentes tipos de produtos e de formas farmacêuticas, suas composições e técnicas de preparação. Auxilia na manipulação das diversas formas farmacêuticas, assim como de cosméticos, sob a supervisão do farmacêutico. Executa as rotinas de compra, armazenamento e dispensação de produtos, além do controle e manutenção do estoque e matérias–primas. Atende as prescrições médicas dos medicamentos e identifica as diversas vias de administração. Orienta o cliente sobre o uso correto e a conservação dos medicamentos.

Atuação: Drogarias, postos de saúde e de medicamentos, farmácias de manipulação, indústrias farmacêuticas, unidades básicas de saúde, hospitais, distribuidoras de medicamentos, insumos e correlatos.

Técnico em Citopatologia

Auxilia e executa atividades padronizadas de laboratório referentes aos exames microscópicos e avaliação de amostras de tecidos e células, utilizados no diagnóstico de tumores e lesões. Opera e zela pelo bom funcionamento do aparato tecnológico de laboratório de saúde. Em sua atuação é requerida a supervisão profissional pertinente, bem como a observância à impossibilidade de divulgação direta de resultados.

Atuação: Hospitais, clínicas e postos de saúde, laboratórios de citopatologias.