Pesquisadores norte americanos acreditam que os remédios que já estão no mercado para tratar a Aids podem impedir a transmissão vaginal do vírus. Se o tratamento preventivo funcionar, mulheres poderiam ficar livres do risco de contrair HIV simplesmente tomando uma pílula por dia.

Segundo os cientistas da Universidade do Texas, a grande maioria dos novos casos da doença surge em mulheres que fizeram sexo desprotegido com um parceiro infectado. Para comprovar essa possibilidade, os cientistas utilizaram um camundongo modificado para ter o sistema imunológico de um ser humano e produzir as mesmas células de defesa que nós fabricamos, e que são o alvo do HIV.

Entre o grupo dos camundongos “humanizados” que não receberam o tratamento, 90% foi infectado com o vírus da Aids. No outro grupo, que tinha recebido o anti-retroviral, nenhum pegou a doença.

Segundo Victor Garcia-Martinez, responsável pela pesquisa, o objetivo de seu grupo e  encontrar armas contra o HIV que possam ser usadas hoje. “Não queremos algo para daqui 10 anos”, afirmou ele em nota. O estudo foi publicado na revista "PLoS Medicine" desta semana.