Nesta quarta-feira (10/07), coordenação e mais 18 professores do curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade Asces estiveram reunidos para o Planejamento Pedagógico. Na pauta, a discussão avaliativa sobre o semestre que passou e planejar 2013.2.

O encontro foi realizado em dois momentos, pela manhã a coordenação avaliou o aprendizado e a pedagogia no primeiro semestre, logo depois uma homenagem aos professores. Com esta ação, objetivou-se valorizar o trabalho até agora desenvolvido pelos docentes e incentivar os professores novatos como elementos que agregam valores ao grupo.

Relatos de experiências e apresentação de trabalhos com a Secretaria de Esportes de Caruaru, no qual teve convênio de estágio fortalecido e projetos que estão sendo desenvolvidos com o curso, como, Libras para Todos e o PIBIP de iniciação a docência, financiado pelo CAPES, também foram apresentados no encontro.

Ainda pela manhã ocorreu uma reunião de como elaborar estratégias para projetos de intervenções interdisciplinares dentro do curso. “Como fruto desse trabalho os professores irão encaminhar para coordenação o que pensaram e apresentar no encontro pedagógico da Faculdade onde será finalizado e elaborado um projeto interdisciplinar envolvendo pelo menos duas disciplinas de cada curso”, explica a coordenadora do curso de Licenciatura em Educação Física, Roberta de Graville.

À tarde, a professora Lucielma Rego, responsável pelas disciplinas de Libras e Educação Especial, realizou uma intervenção sobre a ótica da inclusão social. O objetivo foi mostrar aos professores como duas disciplinas podem dialogar e promover, principalmente, conhecimentos.

Lucielma apresentou a ementa das disciplinas e como elas se relacionam, depois foi realizada uma prática de Libras onde os professores aprenderam o alfabeto e os números. “A importância para o professor é que o tempo todo ele lida com alunos diferentes e essas diferenças podem estar na deficiência como a surdez. Libras é hoje um componente curricular para qualquer curso de Licenciatura. Por isso, trouxemos esta linguagem para que todos pudessem refletir sobre a sua funcionalidade. Outra reflexão foi a cerca de nos perguntamos até que ponto nós estamos preparados para lidar com essas diferenças em sala de aula? Estamos falando de outro idioma, outro tipo de linguagem e desta forma precisamos conhecê-la bem”, comentou Granville.

Ao final do encontro foi apresentado um vídeo para refletir o papel do professor diante dos desafios do cotidiano.