Gestores acadêmicos e administrativos do Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) participaram, na tarde desta sexta-feira (07), da Oficina de Acessibilidade de Inclusão, promovida pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NACI) da Instituição. O objetivo foi provocar uma reflexão acerca do tema acessibilidade, possibilitando que os participantes vivenciassem diferentes tipos de deficiência e passassem a ter um olhar mais sensível às necessidades do ser humano.

Representantes do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Caruaru (COMUD) estiveram presentes e compartilharam suas experiências e dificuldades enfrentadas diariamente, além de conduzir as dinâmicas e atividades propostas.

Para a Pro-Reitora Acadêmica da Asces-Unita, Marileide Rosa de Oliveira, a oficina possibilitou que os gestores pudessem crescer mais enquanto seres humanos. “Foi uma iniciativa positiva para que possamos abrir nossa mente sobre a inclusão. Em nossa proposta educativa, salientamos que devemos sempre crescer como ser humano e incluir as pessoas faz parte desse processo”, destaca.

Entre as dinâmicas realizadas, os gestores se colocaram no lugar das pessoas com deficiência e enfrentaram as mesmas barreiras que eles vencem diariamente. Para Belisa Duarte, coordenadora do curso de Fisioterapia, a experiência foi muito rica. “A principal dificuldade enfrentada foi a sensação de solidão, a total dependência do outro, que, muitas vezes, eles passam todos os dias. Foi extremamente importante participar, inclusive para saber como facilitar a jornada de alunos e colegas que estejam nessas condições”, frisa.