Entre os dias 15 e 17 de maio, a Faculdade Asces realizará o V Congresso de Educação Física e Fisioterapia, como tema “Educação e Saúde: Na Formação Profissional ao Mundo do Trabalho”. O evento acontece no Teatro Difusora de Caruaru e no Campus II da Faculdade Asces. O mesmo vem sendo realizado desde 2005 e nesse ano inclui também o curso de Licenciatura Educação Física, implantado em 2011 na Instituição. Mas muitos dos estudantes que participarão do Congresso não conhecem a sua história. Confira abaixo mais detalhes sobre sua primeira edição.

Atenta às necessidades de estudantes e de profissionais, a Associação Caruaruense de Ensino Superior promoveu, entre 25 e 27 de agosto de 2005, o I Congresso de Educação Física e Fisioterapia do Agreste de Pernambuco, na época, com os dois cursos de Bacharelado. Tendo como tema “Movimento Humano e Qualidade de Vida”, o evento buscou aumentar a integração entre profissionais e acadêmicos, além de trazer para o interior do Nordeste conteúdos científicos que geralmente só contemplam as grandes capitais. Foram reunidas, pela primeira vez no interior do Estado, cerca de 400 pessoas das áreas, entre estudantes, pesquisadores e profissionais.

Os congressistas debateram a atividade física como promotora da saúde em diferentes públicos, tais como gestantes, hipertensos e idosos. Na programação científica, diversos trabalhos foram expostos em forma de banner. Além disso, aconteceram diversas oficinas, como a Oficina de Gestação e a de ‘Saúde do Trabalhador”.

Esta primeira edição do CEFF superou todas as expectativas, tanto em número de inscritos como na qualidade da participação “pelo envolvimento dos estudantes, funcionários e professores da Instituição, bem como do público externo”, explicou a coordenadora do curso de Fisioterapia da época, Angélica Tenório.