Conscientizar e sensibilizar as pessoas da importância da doação de sangue, medula óssea e órgãos para transplantes é o foco do “Projeto Doação e Ação”, projeto de extensão idealizado no início de 2013 pela coordenadora do curso de Biomedicina, Sibele Ribeiro.

Formado por 23 estudantes dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia e sob a coordenação do professor, Fabrício Andrade, o grupo vem ajudando o Hemope Caruaru a manter um estoque minimamente suficiente de sangue para suprir os hospitais da região.

“O foco principal é incentivar através de ações de educação em saúde a prática de doação de sangue, medula óssea, tecido e órgãos. Sensibilizar as pessoas para que elas procurem o Homepe e façam suas doações é uma tarefa constante. A gente não sabe quanto é importante a doação, só nos damos conta disso quando alguém próximo da gente precisa ou nós mesmos”, relata o professor Andrade.

Através de reuniões periodicamente o grupo planeja as ações que serão realizadas de sensibilização e importância da doação semanalmente em shoppings, escolas, praças, semáforos e determinados pontos do centro da cidade de Caruaru.

De forma direcionada como a campanha para o garoto Nelson Luiz Santos Pereira Silva, o Nelsinho, com apenas três anos de idade e há dois tratando um câncer. Ele precisa de plaquetas, componente encontrado exclusivamente no sangue e que é responsável pela contenção de hemorragias, mas atualmente o estoque disponível nos hemocentros do Estado é baixo, ver matéria aqui, ou não direcionada o grupo procura ajudar.

Divididos em cinco grupos os estudantes estão indo as escolas para criar consciência da doação desde cedo, explicando sobre os procedimentos, a importância, os pré-requisitos e muito mais.

Para entra em contato com o grupo para palestras e mesmo pedidos de ajuda, basta entrar na página do facebook – Projeto Doação e Ação.

Fonte INCA (Instituto Nacional do Câncer)

Dicas para doar sangue:

O doador deve:

– trazer documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação);
– estar bem de saúde;
– ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 67 anos, 11 meses e 29 dias;
– pesar mais de 50 Kg;
– não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.

Impedimentos temporários:

– Febre
– Gripe ou resfriado
– Gravidez
– Pós-parto: parto normal, 90 dias; cesariana, 180 dias
– Uso de alguns medicamentos
– Pessoas que adotaram comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis

Intervalos para doação:

– Homens: 60 dias (até 4 doações por ano)
– Mulheres: 90 dias (até 3 doações por ano)

Doação de Medula Óssea

Você precisa ter entre 18 e 55 anos de idade e estar em bom estado geral de saúde (não ter doença infecciosa ou incapacitante). Lembre-se que uma vez no cadastro, poderá ser chamado, se identificado como compatível com algum paciente, até os 60 anos.

Passo a passo para se tornar um doador:

– Qualquer pessoa entre 18 e 55 anos com boa saúde poderá doar medula óssea. Esta é retirada do interior de ossos da bacia, por meio de punções, sob anestesia, e se recompõe em apenas 15 dias.
– Os doadores preenchem um formulário com dados pessoais e é coletada uma amostra de sangue com 5 a 10ml para testes. Estes testes determinam as características genéticas que são necessárias para a compatibilidade entre o doador e o paciente.
– Os dados pessoais e os resultados dos testes são armazenados em um sistema informatizado que realiza o cruzamento com dados dos pacientes que estão necessitando de um transplante.
– Em caso de compatibilidade com um paciente, o doador é então chamado para exames complementares e para realizar a doação.
– Tudo seria muito simples e fácil, se não fosse o problema da compatibilidade entre as células do doador e do receptor. A chance de encontrar uma medula compatível é, em média, de UMA EM CEM MIL!
– Por isso, são organizados Registros de Doadores Voluntários de Medula Óssea, cuja função é cadastrar pessoas dispostas a doar. Quando um paciente necessita de transplante e não possui um doador na família, esse cadastro é consultado. Se for encontrado um doador compatível, ele será

Convidado a fazer a doação:

– Para o doador, a doação será apenas um incômodo passageiro. Para o doente, será a diferença
entre a vida e a morte.
– A doação de medula óssea é um gesto de solidariedade e de amor ao próximo.
– É muito importante que sejam mantidos atualizados os dados cadastrais para facilitar e agilizar a chamada do doador no momento exato.

Doação de órgãos:

Basta comunicar a família seu desejo e não precisa ter explicito no RG.