A Faculdade Asces participa do III Congresso da Associação Latinoamericana de Gerência Desportiva (ALGEDE) que começa nesta quinta (25) na cidade de Pereira, na Colômbia. O coordenador do curso de Bacharelado em Educação Física da Instituição, Luciano Leonídio, e o estudante do 7º período Wuleandro Manoel participam do evento apresentando os resultados de trabalho científico sobre os grandes eventos esportivos, em especial a Copa do Mundo de 2014.

São dois trabalhos, dos quais Wuleandro é um dos autores e Luciano é o orientador. O primeiro tem como tema “O cenário da Copa do Mundo FIFA 2014: um recorte da visão de acadêmicos de Educação Física no Agreste de Pernambuco – Brasil sobre os impactos em sua área de atuação profissional”, sendo desenvolvido pelo também acadêmico do 7º período Geiverton Marques e o do 8º período Janavi Bevi. O segundo foi desenvolvido pelo discente do 7º período Nivaldo Vieira e também por Wuleandro e Janavi, e trata sobre a “Gestão de voluntários em Pernambuco: o legado dos mega eventos esportivos”.

O encontro visa gerar um espaço de discussões, análises e difusão do conhecimento sobre os modelos e as estratégias gerencias em organizações desportivas, onde se poderá criar um ambiente de aprendizado e intercâmbio de experiências e articulações internacionais.

De acordo com Wuleandro, o professor Luciano incentivou o estudo dos temas “percebemos a importância da participação de Pernambuco, que já há algum tempo vem se mobilizando para a Copa do Mundo de 2014. Todos nós que participaremos do Congresso temos interesse na área para a nossa formação profissional”, completa.

Outro objetivo da participação de Leonídio é a assinatura de um Protocolo de Intenções para intercâmbio acadêmico internacional com a Universidade Tecnológica de Pereira, por meio da Faculdade de Ciências da Saúde. Desta forma, a Asces amplia a sua articulação na América Latina e cria um novo campo de cooperação técnica internacional.

O evento é uma realização da Universidade Tecnológica de Pereira, através da Faculdade de Ciências da Saúde e acontece até o próximo sábado. Ele aborda sobre sete linhas temáticas, são elas: Gestão Desportiva e Marketing, Clubes Esportivos, Governo e Esportes, Desenvolvimento e Gestão de Eventos Esportivos, Recursos Humanos e Esporte, Educação para a Gerência do Esporte e Gestão Esportiva no Século XXI.