Regan Suzuki, oficial do departamento agrícola da União Européia declarou nesta quarta-feira, que a procura mundial aos biocombustíveis poderá piorar os problemas ambientais, como a falta de água e a saída de comunidades pobres de suas terras. A afirmação foi feita durante um fórum regional de bioenergia na Tailândia.

Regan reconheceu que os biocombustíveis são melhores para o meio ambiente, porém seus benefícios podem custar caro para algumas nações. "Os biocombustíveis podem causar uma série de mudanças sociais e ambientais, o que não é discutido na mídia", afirmou Regan.

Ela afirmou ainda que China e Índia poderão ter regiões com problemas de falta de água devido sua grande demanda na produção de bioenergia.

Nos últimos meses, cientistas do governo britânico afirmaram após estudos que os biocombustíveis podem trazer mais danos que benefícios. Segundo pesquisadores do país, ao invés de proteger o meio ambiente, a produção da bioenergia pode levar a destruição de florestas, pontos-chave da luta contra o aquecimento global.