Um grupo de estudantes se reuniu para promover a Campanha Caruaru sem frio, o objetivo é recolher agasalhos e cobertores para a comunidade carente da cidade e realizar a distribuição dos materiais arrecadados, além de promover uma aproximação entre as pessoas assistidas pela campanha com os colaboradores, como ressalta Caio Magalhães, estudante da UFPE, que é um dos organizadores da campanha " Outro foco do projeto é a oportunidade de proporcionar uma outra perspectiva para quem se interessa no projeto: Dar a chance de enxergar aquela pessoa que está à margem da sociedade como uma pessoa digna de atenção e ajuda. Portanto, quem tiver interesse em ir ao encontro daqueles que irão ser beneficiados pelas campanhas é só entrar em contato com algum responsável por tal ação."

Instituições como a Asces, IFPE e UFPE estão engachadas na campanha, vários pontos da cidade já são ponto de coleta. Para saber qual ponto é mais próximo de sua casa entre em contato pelo email mefazbemfazerbem@gmail.com além de acompanhar pelo instagram @mefazbemfazerbem .

Conversamos um pouco sobre a campanha, confira a entrevista:

Portal Asces – Quando surgiu a ideia da Campanha Caruaru sem frio?

Caio Magalhães – A ideia surgiu a partir de algumas experiências em ações sociais que participamos, e nessas experiências a gente pôde ter um contato maior com essas pessoas de rua, e nesse contato eles nos contaram das dificuldades que enfrentavam e entre elas está justamente a falta do que vestir. Além de estar chegando uma época fria na cidade, alguns mostravam que só tinham uma roupa para passar toda a semana, e que não sabiam o que iriam vestir depois.

Portal Asces – A campanha terá continuidade após o inverno?

Caio Magalhães –  A primeira campanha é essa do Caruaru sem Frio que é justamente para tentar suprir essa necessidade que eles vinham pedindo, pela chegada do tempo frio. Quando passar esse período vai ser analisado qual seria outra necessidade, se é comida, se são itens de higiene, questões de documentação, isso vamos saber com quem precisa. As doações que o projeto recolherá vão depender do público ou local alvo que irá ser ajudado. Haverá tempo que iremos pedir doações de fraldas, outras vezes de comida, por exemplo. Cada voluntário/doador pode ajudar da maneira que puder, estando primeiramente ciente do foco das doações no momento. Se por acaso a contribuição do voluntário for diferente do foco das doações, este deve entrar em contato com algum responsável do projeto, afim de que seja informado do possível destino final de tal contribuição.

Portal Asces – Como será a distribuição do material arrecadado?

Caio Magalhães –  As doações acontecerão na medida que tivermos uma quantidade suficiente ou quando a realidade exigir urgência. Será visto um dia para a entrega aos necessitados. As prioridades das doações vão de acordo com o nível de urgência, prioritariamente serão ajudadas as pessoas em situação de rua devido a sua vulnerabilidade, após isso se satisfeito a demanda, serão procuradas outras instituições sem fins lucrativos que realizam trabalhos sociais (como por exemplo a Casa dos Pobres, Centros Sociais…) ou comunidades e localidades carentes. Será dado a possibilidade dos próprios doadores de participarem das doações, de ter contato com essas pessoas em situações de risco. Buscando assim criar uma conscientização sobre a existência de outras realidades que precisam de ajuda.