Nos dias 13, 14 e 15 de março de 2013, das 14h às 17h, no auditório da Asces, o Diretório Acadêmico de Direito realizará a VIII Semana de Atualização Jurídica da Instituição. O evento é apresentando desde 2009 e este ano terá o tema: "Leis Previdenciárias, Eutanásia e Ressocialização no sistema prisional: Como evoluir direitos e assegurar dignidade?”.

O evento conta com palestrantes em sua maioria profissionais da Instituição, o presidente do DA de Direito, Washington Luiz, estudante do 10º Período, ressaltou a relevância do evento. “Além do diretório proporcionar a discussão sobre temas relevantes do direito e de grande repercussão, conseguimos aliar a interação do aluno e ainda oferecer aos estudantes os certificados com 40h de atividades complementares, onde se somam a outros eventos e contribui para completar as 220h de atividades que o curso requer ao logo da formação para colação de grau. Pois o nosso objetivo é sempre está buscando trazer para os estudantes, os quais representamos os melhores eventos e serviços para todos”.

Os estudantes do curso de Direito da Asces interessados em participar devem pagar uma taxa de R$ 30,00 (trinta reais), aos demais participantes será cobrada uma taxa de R$ 50,00 (Cinquenta Reais). As vagas são limitadas e às inscrições vão até o dia 11 de março no DA de Direito no Campus II da Faculdade, nos horários da manhã e noite ou até quando houver vagas. Será ainda conferido certificado com 40h de atividades complementares aos participantes. 

Durante os intervalos das palestras um coffe-break será servido.

Segue a programação:

Quarta-feira 13/03

Palestra tema:
Novas Leis Previdenciárias e Previdências Complementares do Serviço Público.

Palestrantes:

Osorio Chalegre de Oliveira: mestre em Gestão Pública pela Universidade Federal de Pernambuco (MPANE), especialista em Gerenciamento de Cidades (FCAP/UPE) e em Gestão da Capacidade Humana nas Organizações (FCAP/UPE), possui graduação em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru e em Direito pela Faculdade Asces. É Diretor-Presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Caruaru-PE, Coordenador do curso de Administração Pública da Faculdade Asces além de diretor da Pólis Consultoria.

Marcela Proença Alves Florêncio: Graduada em Direito pela Associação Caruaruense de Ensino Superior (Asces), Pós-Graduada em Direito Público pela Escola Superior da Magistratura de Pernambuco – ESMAPE e Mestre em Gestão Pública pelo curso de Mestrado em Gestão Pública da Universidade Federal de Pernambuco UFPE, com atuação profissional da área Trabalhista, Cível, Previdenciária e Administrativa, com destaque em assessoria jurídica para Regimes Próprios de Previdência Social – RPPS e Administração Pública Municipal, com Certificação de Gestora de Regimes Próprios de Previdência Social (CGRPPS), habilitada pela Associação dos Analistas e Profissionais de investimento do Mercado de Capitais – APIMEC. Na docência, atua como Professora de Direito Previdenciário na Faculdade Asces.

Quinta-feira 14/03

Palestra tema: Eutanásia. Mesa-redonda sobre o caso da médica da UTI.

Palestrantes:

José Armando de Andrade: Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru, Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Doutorando em Linguística pela UFPE. Atua em instituições de ensino superior e é professor da rede estadual de ensino. Tem pesquisas e interesse principalmente nos seguintes temas: linguagem, direito e filosofia; construção de categorias em textos jurídicos, relações entre a fala e a escrita, livro didático, gêneros textuais, redação escolar, aspectos linguístico-cognitivos nas relações de ensino aprendizagem e sobre a cognição linguística nos processos de aquisição ou desenvolvimento e suas relações com a sintaxe.

Pablo Ricardo de Lima Falcão: Doutor em Direito em Teoria Geral e Filosofia do
Direito no PPGD/UFPE e membro do grupo de pesquisa Retórica da história das
ideias jurídicas no Brasil. Autor do livro DEFORMIDADE FETAL GRAVE E STF: entre as retóricas da vida e da dignidade. Recife: UFPE Universitária, 2010. Atualmente é Professor de Teoria Política e do Estado e Introdução ao Direito I e II na Graduação do Curso de Direito na Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP em Recife/PE. Bacharelado Faculdade Asces recebeu o título de Especialista em Direito Público e Empresarial pela UFPE e os títulos de Mestre e Doutor em Teoria Geral e Filosofia do Direito pelo PPGD/UFPE. Participa ativamente dos debates em torno de temáticas de biodireito e retórica, por meio de artigos publicados e participações em palestras, debates e minicursos no Brasil e no exterior.

Alexandre José Costa Lima (a confirmar): Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco, graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco, mestrado em Filosofia – University of Sussex e mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professor assistente da Faculdade de Direito de Caruaru, professor da Faculdade Maurício de Nassau e professor assistente da Faculdade Pernambucana. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia, Retórica e Argumentação, lidando principalmente com os seguintes temas: teorias da justiça, retórica constitucional, tolerância e fraternidade. Ensina também Psicologia Jurídica.

Sexta-feira 15/03

Palestra tema: Sistema prisional brasileiro: Uma discussão sobre a efetividade da ressocialização.

Palestrantes:

Adrielmo de Moura Silva: Possui pós-graduação em Ciências Criminais pela Universidade Federal de Pernambuco e Graduação em Direito pela Faculdade Asces. Atualmente é Supervisor de Estágio do Escritório de Práticas Jurídicas da Faculdade Asces e docente do curso de Direito da Faculdade Asces, onde leciona aulas de direito penal II e III. Faz parte do quadro de orientadores de monografias na área das ciências criminais. Integra o Projeto de Extensão Universitária da Faculdade Asces denominado Adoção Jurídica de Cidadãos Presos. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal e Criminologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Prisão, Democracia e Direitos Humanos, Violação, Tribunal do Júri, Homicídios, Cidadãos Encarcerados, Cidadania, Excluídos, Sistema Penitenciário, Autoritarismo, Sistema de Justiça Criminal. Atualmente é pesquisador do Ministério da Justiça através do projeto Pensando a Segurança Pública onde realiza a pesquisa denominada: Diagnóstico dos Homicídios.

Maria Perpétua Socorro Dantas Jordão (a confirmar): Possui Mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco e Graduação em Direito pela Faculdade Asces. Atualmente é Coordenadora do Escritório de Práticas Jurídicas da Faculdade Asces, Docente do Curso de Direito da Faculdade Asces e do Curso de Direito da Faculdade do Vale do Ipojuca (FAVIP). É Coordenadora do Projeto de Extensão Universitária da Faculdade Asces denominado Adoção Jurídica de Cidadãos Presos. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal e Criminologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Prisão, Democracia e Direitos Humanos, Violação, Tribunal do Júri, Homicídios, Cidadãos Encarcerados, Cidadania, Excluídos, Sistema Penitenciário, Autoritarismo, Sistema de Justiça Criminal. Atualmente é pesquisadora do Ministério da Justiça através do projeto Pensando a Segurança Pública onde realiza a pesquisa denominada Diagnóstico dos Homicídios.

Paula Isabel Bezerra Rocha Wanderley (a confirmar): Formada em Direito pela Faculdade Asces, Especialista em Ciências Criminais pela Faculdade Asces, Mestre em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco; Especialista em Processo Penal pela Universidade Federal de Pernambuco; Membro do Projeto de Adoção de Cidadãos Presos; Advogada militante na área penal; Advogada do Núcleo de Prática Jurídica da FAVIP, com atuação na Penitenciária Juiz Plácido de Souza, Advogada do Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade ASCES, com atuação no Juizado Especial de Caruaru; Professora universitária da Faculdade do Vale do Ipojuca – Caruaru/PE e da Faculdade Asces – Caruaru/PE; Estudante de francês pela Aliança Francesa – Recife/PE.

Clodoaldo Battista de Souza: É Pós-graduado em Direito Público pela Universidade Federal do Ceará, Defensor Público do Estado de Pernambuco, professor das Disciplinas Teoria da Constituição, Direito Constitucional, Processo Penal e Direito Administrativo da Faculdade Asces, professor de Processo Penal da Faculdade de Direito de Garanhuns-PE, professor de Direito Constitucional e Processo Penal da Escola Superior da Magistratura de Pernambuco- ESMAPE, além de lecionar nos cursos de especialização da Universidade Federal da Bahia – UFBA, da Faculdade Integrada do Ceará – FIC e da Faculdade de Ciências Aplicadas -FACAPE- Petrolina-PE. Exerce atualmente o cargo de Subdefensor Cível e Criminal do Interior do Estado de Pernambuco. Membro da Comissão de Advocacia Pública da OAB, Seccional Pernambuco. Membro da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Nacional dos Defensores Públicos Gerais – CONDEGE.

Programação sujeita a alteração.