Na próxima quinta-feira (07/03), o músico francês Daniel Loddo, diplomado em Estudos Avançados em Ciências Sociais e representante do Centro Occitan de Pesquisa e Documentação Etnográfica estará em Caruaru, à convite da Asces, para ministrar palestras a respeito do diálogo entre culturas, especificamente entre a cultura occitan do sul da França e Pernambuco. Loddo desenvolve pesquisas sobre a música brasileira, estudando a relação das culturas nordestina e occitã. A mediação da palestra será feita pelos conceituados músicos e também pesquisadores Silvério Pessoa e Valdir Santos.

O evento ocorrerá a partir das 19h no Espaço Cultural Asces no Quintal da Academia, localizado na Rua XV de Novembro, 215, centro da cidade. Em seguida, haverá apresentações artísticas dos alunos da Escola de Sanfona de 8 Baixos. O evento é gratuito e voltado para estudantes, estudiosos e profissionais da área artística. A entrada é gratuita. Informações: (81) 2103.2035.

Sobre Daniel Loddo
O etnólogo, etnomusicólogo e pesquisador Loddo esteve pela primeira vez no Brasil em 1985 para uma turnê e uma série de palestras. Foi a partir da turnê que ele decidiu fazer pesquisas sobre a música brasileira, estudando a relação das culturas nordestina e occitã — e, a partir disso, com seu projeto musical La Talvera, se tornou parceiro do pernambucano Silvério Pessoa. Ele toca vários instrumentos inclusive a craba ou cornemuse, um instrumento medieval, que remete aos tempos rurais nos campos da Occitania.