Dando continuidade à formação do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) que começou ontem, os estudantes bolsistas do projeto participaram, nesta sexta (22), de atividades com o professor convidado Fabiano Souza, da UPE, entre as quais uma palestra e um momento prático.

Com o tema “Possibilidades da prática pedagógica em Educação Física escolar nas temáticas jogo e esporte”, o momento contou ainda com a presença de discentes de outras turmas e que não estão associados ao projeto. A palestra foi seguida de uma atividade física, desta vez com cerca de 20 estudantes bolsistas do PIBID, buscando exercitar a parte prática com os acadêmicos, seguida de avaliação do que foi vivenciado.

O professor destaca a importância da vivência dos bolsistas nas escolas pela possibilidade de conhecer a realidade através também do contato com os professores supervisores “ao começarem a se deparar com algumas experiências da prática no viés de extensão, vivida para além do ambiente acadêmico, eles começaram a ter contato com alguns elementos. Poderão a partir desta experiência deste contato, cruzar seus olhares com as construções dos docentes da casa, e daí emergir talvez uma postura mais crítica com relação a isso na hora em que eles forem devolver para a sociedade”, conclui.

A discente Aline Sobral, participante do programa desde julho, conta que percebeu uma mudança em relação ao aprendizado obtido em sala de aula “como já estou inserida nas escolas, possuo uma bagagem maior de experiência teórica e prática do que quem não participa do projeto, o que me ajuda a decifrar melhor os problemas que poderão surgir”.