Foi divulgado nesta segunda o relatório com informações de problemas encontrados por médicos, representantes do Ministério Público e ONGs nas visitas que fizeram a 184 cidades pernambucanas.

No relatório a comissão constatou a existência de casos que envolvem abuso sexual nas 184 cidades pernambucanas, além de problemas com merenda escolar, transporte escolar irregular e crack consumido por jovens do interior do estado.

“Em 90% dos municípios que visitamos encontramos o crack. A maioria das cidades é do Sertão e Zona da Mata”, explicou o médico, que justificou o motivo. “Isso porque o crack é mais barato que a maconha”, complementou Ricardo Paiva, médico e coordenador de programas sociais do Cremepe.

No relatório um quesito chama a atenção. Intitulado de Questões Especiais, o relatório aponta 26 ítens que preocupam os gestores. Na cidade de São Joaquim do Monte, por exemplo, o relatório afirma que:  "médico polivalente faz tudo sozinho e recebe quase 100 mil reais do SUS. Estado sabe e não interviu", já na cidade de Vertentes: "falta de higiene, até luvas são reutilizadas", entre outras ‘questões especiais’ identificadas.

O relatório também estará disponível no site do Cremepe http://www.cremepe.org.br /