O Centro de Especialidades Odontológicas – CEO da Asces-Unita foi o único vencedor de todo o nordeste do país, na premiação realizada pela Organização Pan-Americana da Saúde e Ministério da Saúde, ao todo sete experiências nacionais foram homenageadas, dentre elas a experiência do curso de Odontologia da Asces-Unita, com o tema: Dispositivo de Integração Ensino-Serviço na Rede de Atenção à Saúde do Agreste de Pernambuco – Caruaru/PE, de autoria do coordenador do curso de Odontologia, profº José Eudes Sobrinho.

O Laboratório de Inovação Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente realizou, na manhã de hoje(13), a premiação das sete experiências vencedoras, em Brasília, com transmissão on-line na parte da manhã, no Canal do DataSUS e no Portal da Inovação, no YouTube. O Seminário fez parte do evento “Balanço de Gestão da Política Nacional de Saúde Bucal” que apresentará os Resultados Preliminares SB Brasil.

O que é o CEO?

O CEO foi implantado em fevereiro de 2005, um dos primeiros do país a entrar em funcionamento logo após a sua criação pela Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente e se configurando como o primeiro dentro de um curso de graduação em Odontologia, prenúncio do Gradua-CEO que viria a ser implantado dez anos depois no país. Por meio de um convênio com a Secretaria Municipal de Saúde de Caruaru, os recursos financeiros repassados pelo Governo Federal são direcionados ao funcionamento deste serviço, havendo ainda uma contrapartida da Asces-Unita para o custeio das atividades.

Assim, são mais de 17 anos de oferta do serviço especializado em saúde bucal, preenchendo um vazio assistencial característico do modelo de atenção à saúde bucal excludente e mutilador. Inicialmente, o CEO da Asces-Unita serviu de referência para 54 municípios da IV e V Região de Saúde de Pernambuco, com sedes em Caruaru e Garanhuns. Com o avanço do processo de implantação de outras unidades de CEO na região, tem-se atualmente uma referência para 32 municípios da IV Região de Saúde, com população estimada em 1,5 milhão de habitantes.

Neste serviço atuam profissionais cirurgiões-dentistas e auxiliares de saúde bucal contratados pela Asces-Unita, estudantes do curso de graduação em Odontologia e residentes dos Programas de Residência em Atenção ao Câncer da instituição e de Cirurgia e Traumatologia BucoMaxiloFacial da Universidade de Pernambuco (UPE) que realizam atendimento clínico nas diversas especialidades odontológicas.

Confira o artigo premiado na íntegra aqui.