BLOEMFONTEIN (AE/AP e Folhapress) – O ex-presidente da África do Sul e prêmio Nobel da Paz Nelson Mandela está se “recuperando” em um hospital, onde está internado há seis dias, afirmou ontem o atual presidente do país, Jacob Zuma. “Madiba está se recuperando de uma infecção pulmonar em um hospital de Pretória”, declarou Zuma, referindo-se a Mandela por seu nome de clã. “Desejamos a ele uma recuperação rápida e, assim, assegurar a ele mais uma vez o amor e o apoio de várias pessoas em nosso país e no exterior”, comentou.

 

Zuma descreveu Mandela como “um homem que deve converter-se num símbolo de nossa luta por uma África do Sul livre e democrática, mas também um símbolo da liberdade”. Mandela foi internado no último sábado, no Hospital Militar de Pretória, uma das três capitais da África do Sul, inicialmente para realizar exames.

 

Inicialmente, o governo disse que os procedimentos eram de rotina e que o ex-presidente estava bem. No entanto, a mudança de quadro aumentou a preocupação sobre a saúde do líder sul-africano, que foi internado pela terceira vez em dois anos. Sua última aparição pública foi em agosto, quando recebeu a secretária de Estado americana, Hillary Clinton. 

 

 

FONTE: Folha de Pernambuco