O laboratório de políticas públicas municipais – LPPM por meio do Grupo de Pesquisa Aplicado a Administração Pública (GPAP) deu início ao projeto de pesquisa: As origens do poder político em Caruaru. O projeto tem duração de 2 anos e tem como objetivo contribuir com a história política de Caruaru. O projeto é coordenado pelo Prof. Dr. em Ciência Política Vanuccio Pimentel e a Profa. Msc. em Gestão Pública Ivania Porto. 
O projeto busca compreender o surgimento do poder político da cidade concentrando sua atenção no desenvolvimento das instituições políticas no séc XIX quando o município foi criado contextualizando a realidade caruaruense com o cenário político e institucional nacional. 
A primeira etapa do projeto consiste na digitalização e análise dos livros de ata da Camara Municipal de Caruaru do período de 1848 até 1889. A partir destas fontes iniciais o projeto vai contar com ampla pesquisa bibliográfica para compreender o desenvolvimento das instituições políticas e evidenciar o seu papel no desenvolvimento econômico na cidade.
 
As principais contribuições do projeto serão: Oferecer uma abordagem de ciência política para o desenvolvimento das instituições políticas da cidade, evidenciando o papel das elites e dos interesses econômicos do desenvolvimento do município e contribuir com a manutenção da memória política da cidade com a digitalização dos livros de atas da CMC.