Se neste feriadão de Finados você encontrar pelas ruas do Recife quatro homens vestidos de fraque segurando um caixão, não se afaste. É melhor acompanhar a turma que, embora não pareça, promete proporcionar muitas gargalhadas. Eles fazem parte do grupo espanhol Encara Farem Salat – uma das atrações do Festival de Circo do Brasil, que acontece desta quinta-feira (1º) até o domingo (4), nos teatros Santa Isabel e Luiz Mendonça (Dona Lindu), além de praças e ruas do Recife. Os espetáculos são gratuitos, com exceção dos que ocorrerem nos teatros, que custarão R$ 10 e R$ 5, inteira e meia, respectivamente.

Com o tema "A diversão vai quebrar a sua rotina", a 8ª edição do festival mantém a tradição de dar espaço ao circo contemporâneo e traz em sua grade atrações conhecidas por provocar, em adultos e crianças, o chamado "riso fácil". "A programação é diversão pura. Todos os espetáculos são muito bem humorados e a maioria possui interatividade com a plateia. É um festival para rir", explica a coordenadora executiva do evento, Danielle Hoover. O evento conta com a participação de artistas do Brasil, Dinamarca, Itália, Espanha, França, Suíça e Alemanha.

A programação aberta (ao ar livre) do Festival também ganhou novo endereço. Antes realizado na Praça do Arsenal, no Bairro do Recife, este ano a grade está concentrada no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. “Pelo tamanho do parque, conseguiremos nos comunicar melhor com a quantidade de pessoas que costumamos reunir. O Dona Lindu também possui uma estrutura que oferece mais  possibilidades de intervenção aos artistas”, disse Danielle Hoover.

Vale destacar que o evento continua com apresentações itinerantes em praças e ruas do Recife, como a do grupo espanhol Encara Farem Salat, citada no início desta matéria. Intitulado de "Humortal – A funereal street show", o espetáculo fala da morte de forma bem humorada. O grupo faz uma crítica à nova moda funerária da cremação, que está fazendo com que cada vez menos as pessoas queiram enterrar os seus entes queridos. A apresentação tem início no Dona Lindu, de onde os artistas partem de ônibus para vários locais da cidade.

ABERTURA – O espetáculo "Maravillas", do grupo espanhol Ateneu Popular de 9 Barris, abre a programação do festival, na quinta-feira (1º), no teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu. Misturando o antigo e o moderno, o espetáculo narra a aventura de uma família, terceira geração de artistas de circo e herdeira de toda uma tradição, que depois de perder sua tenda decidem se adaptar aos novos tempos.

Outro destaque internacional é o espetáculo dinamarquês "A Carta" (The Letter"), clássico da comédia criada em 1992 por Paolo Nani, considerado um dos melhores artistas do mundo. Durante a apresentação, o artista interpreta 15 maneiras de ler uma mesma carta. Todas as variações têm duas coisas em comum: elas nunca dizem uma palavra e o resultado é muito engraçado. O festival traz ainda "Île O", do Circo Barolosolo, da França, que faz evoluções sobre e na água, com muita música e poesia.

Entre as atrações nacionais está o pernambucano Rapha Santacruz, com o seu "AbraCASAbra!". Com mais de dez anos de experiência profissional, o jovem mágico Rapha Santacruz criou uma proposta interativa que mescla a arte do ilusionismo com as atividades do dia a dia.

Fonte: NE10