Estudantes do 6º período de Biomedicina realizaram recentemente uma visita técnica ao Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) e ao Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, no Recife, sob a orientação do professor Franklin Barbalho Magalhães.

No Cetene, os discentes puderam conhecer os Laboratórios de produção de biocombustíveis e nanotecnologia para implantes de reconstituição óssea, além do projeto de pós-doutorado da Dra. Janaina Viana de Melo, que desenvolve um tecido de celulose para recuperação e cicatrização de queimaduras de grande extensão a partir de bactérias modificadas.

No Aggeu Magalhães, os acadêmicos visitaram o Departamento de Microbiologia, onde assistiram a uma palestra com o biomédico e egresso da Asces, Artur Leonel, que atualmente desenvolve no local suas pesquisas de mestrado, na área de genética, com o título: “Desenvolvimento de vacinas utilizando proteínas recombinantes”. Os estudantes visitaram também o NIT (Núcleo de Integração Tecnológico), onde puderam conhecer e acompanhar o funcionamento da microscopia eletrônica, citometria de fluxo, PCR em tempo real e seqüenciamento de DNA.

“A visita aos centros de pesquisa nos mostrou as áreas de pesquisa de muitos biomédicos e, de certa forma, como é o dia-a-dia de um pesquisador, sendo de grande interesse para uma turma como a nossa que, em sua maioria, deseja seguir mestrado e doutorado”, comenta a estudante do 6º período de Biomedicina, Crhisllane Vasconcelos.

Sobre o Cetene
É uma Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação criado em 2005 para apoiar a tecnologia da nossa região, promovendo a integração entre conhecimento e a sociedade. Tem como missão desenvolver inovações tecnológicas que tenham caráter estratégico para o desenvolvimento econômico e social, promovendo cooperações baseadas em redes de conhecimento e nos agentes da economia nordestina.